Dicas para pintar as paredes da sua casa como se fosse um profissional

por Roberta Freitas

08 Março 2021

Dicas para pintar as paredes da sua casa como se fosse um profissional

Quando queremos renovar o visual de um ambiente, muitas vezes pensamos em qual nova cor usar nas paredes, e talvez se formos a lojas especializadas seremos tentados por muitos tons diferentes. Escolher aquele certo, que deve combinar com os nossos gostos e as características do ambiente a ser pintado, nem sempre é fácil, especialmente quando não queremos fazer uma escolha "segura", como o branco ou outro tom neutro.

A seguir, você vai poder dar uma olhada em algumas dicas, elas poderão te ajudar a limpar sua mente e também saber o que pedir aos especialistas do setor para obter conselhos mais eficazes.

1. Qual tinta escolher

1. Qual tinta escolher

wallpaperflare.com

  • O que devemos sempre prestar atenção é a quantidade de luz natural que entra no ambiente durante o dia nas várias estações. Com cores claras, parecerá que a sala é mais espaçosa e aberta, enquanto as escuras dão mais profundidade e muitas vezes criam uma atmosfera envolvente, mas se a sala for pequena e não muito clara, elas podem dar uma sensação de ambiente escuro demais.
  • Se você gosta de branco, faz uma escolha segura, mas lembre-se também dos móveis: algumas superfícies de cores vivas podem refletir uma luz nas paredes brancas, o que as faz com que ela pareça uma cor diferente. Por exemplo, um móvel vermelho pode fazer a pintura branca parecer um pouco rosada.
  • Leve em consideração o brilho da tinta: existem tipos cujo acabamento é tão liso e brilhante que cria uma espécie de camada vidrada protetora que reflete muita luz, quase como nos ladrilhos de cerâmica. Esses acabamentos são ideais para o banheiro ou cozinha, porque são muito mais fáceis de lavar, mas podem ser indesejáveis em outros ambientes. Para tetos, em geral, é melhor optar por tintas totalmente desprovidas desse brilho, mas é uma questão de gosto.
  • Antes de comprar a tinta que você escolheu, leve as amostras de papel e coloque nas paredes que você gostaria de pintar, para ver como essa cor fica quando é afetada pela iluminação natural e artificial da sala. Se esse método não for suficiente para entender, talvez compre alguns frascos pequenos (às vezes, existem as quantidades de teste) e pinte apenas uma pequena parte da parede.
  • Quando você entender a cor que deseja, certifique-se de medir bem a superfície da parede que precisa cobrir e compre toda a quantidade necessária (com um pouco de sobra para qualquer retoque) em uma única solução, para não ter tonalidades ligeiramente diferentes.
  • Se possível, gaste um pouco mais em tintas de boa qualidade: elas se espalham melhor e duram mais.

2. Rolos e pincéis

2. Rolos e pincéis

Pxfuel/wallpaperflare.com

  • O rolo que pode ser usado para vários trabalhos diferentes é o de espuma (cerca de 20 cm de comprimento): sendo muito poroso terá que carregá-lo com menos frequência, cobrindo melhor a superfície. O comprimento do pelo na cobertura do rolo depende do tipo de pintura e trabalho. Geralmente, para o efeito lacado em superfícies lisas, é melhor preferir os pelos muito curtos, enquanto que podem ser mais longos para um acabamento menos brilhante em paredes internas lisas.
  • Quanto aos pincéis, dê preferência àqueles com cerdas longas e grossas, preferencialmente de náilon para tintas látex e naturais para tintas a óleo. A qualidade da escova também afeta muito o resultado: procure aquelas que têm cerdas mais longas no centro e um pouco mais curtas na parte externa, com uma pegada confortável.

3. Fitas para proteção

3. Fitas para proteção

pikrepo.com

  • As fitas com maior capacidade adesiva são utilizadas para as superfícies mais porosas, enquanto as que se destacam mais facilmente serão colocadas apenas temporariamente para cobrir superfícies delicadas. Em qualquer caso, lembre-se de retirá-las quando a tinta ainda não estiver completamente seca, para não criar fissuras.
  • Para aplicá-las, certifique-se de limpar primeiro a superfície completamente.
  • Se precisar colocar uma grande quantidade, aplique apenas 20 cm de cada vez para se certificar de criar linhas retas e depois passe uma espátula para remover quaisquer rugas ou bolhas de ar e garantir uma perfeita aderência à superfície.

4. Outros conselhos úteis

4. Outros conselhos úteis

wallpaperflare.com

  • Nunca use o balde de tinta diretamente, mas coloque a quantidade necessária em uma bandeja e feche bem o balde comprado com a tampa.
  • Certifique-se de que as tampas das embalagens estejam sempre limpas, para que fechem bem.
  • Quando quiser fazer uma pausa, feche os pincéis e rolos dentro de sacos plásticos bem fechados para que a tinta não seque e você possa voltar a trabalhar com conforto.
  • Quando terminar, lave bem os pincéis e, em seguida, para preservar o formato das cerdas, crie um estojo com pedaços de papelão ao redor das cerdas.
  • Quer reutilizar tintas antigas? Misture bem para voltar a ter uma tinta homogénea e, para evitar grumos, filtre colocando em um balde em cuja abertura você deve colocar uma uma gaze ou filtros de náilon para pintura.