10 lindas plantas que crescem rapidamente e são fáceis de cultivar dentro de casa

por Roberta Freitas

07 Março 2021

10 lindas plantas que crescem rapidamente e são fáceis de cultivar dentro de casa

Apreciar a beleza das plantas em casa é um prazer insubstituível: além de decorar com facilidade qualquer ambiente, fazendo com que fique mais aconchegante, muitas variedades também são capazes de purificar o ar que respiramos diariamente, tornando nossas casas mais saudáveis.

É sempre necessário um pouco de paciência e atenção para fazer com que elas cresçam bonitas e saudáveis, mas algumas variedades conseguem crescer um pouco mais rápido do que muitas outras, dando resultados apreciáveis ​​em poucos meses, como as que vamos mostrar aqui embaixo. Confira! 

Babosa

Babosa

Pikrepo

Se em casa você tem um canto ao qual chega a luz direta do sol onde pode colocar sua planta de aloe vera, não precisará de praticamente mais nada: na verdade, por serem espécies típicas de regiões semidesérticas, sobrevivem mesmo com pouca água. Geralmente, não devem ser regadas mais do que uma vez a cada duas semanas, às vezes até com uma frequência menor: verifique o momento em que a terra secou completamente, também abaixo da camada superficial.

Quando a planta já estiver madura o suficiente e tiver muitas folhas, você pode descascar uma de vez em quando (mas não exagere) e usar o gel dentro dela de várias maneiras úteis. É também uma das plantas que melhor purificam o ar das toxinas e substâncias nocivas.

Ficus Benjamina

Ficus Benjamina

Commons Wikimedia

Há uma razão pela qual essas plantas costumam decorar escritórios e lugares públicos: desde cedo são arbustos delicados e belos, e quando começam a crescer se tornam pequenas árvores, que tornam qualquer ambiente encantador.

Elas adoram temperaturas moderadamente quentes e áreas claras, mesmo se não necessariamente expostos à luz solar direta por um longo tempo. Portanto, se você quiser cultivar uma, pode colocá-la dentro de casa perto de uma janela de onde pode desfrutar de algumas horas de luz durante a estação fria, e talvez movê-la para a varanda na primavera e mantê-la lá durante todo o verão.

Sansevieria

Sansevieria

jalexartis Photography/Flickr

Outra planta entre as listadas pela NASA como capaz de purificar o ar, a sansevieria se tornou uma verdadeira protagonista do mobiliário e design de interiores. Muito fácil de cuidar, necessita de muito pouca água, tem um formato robusto e as suas bordas amarelas combinam sem problemas em qualquer estilo de mobiliário.

Pode tolerar áreas parcialmente sombreadas e até mesmo períodos prolongados de seca, embora seja melhor fornecer pelo menos um pouco de luz todos os dias. Muito fácil de se propagar, teme a estagnação da água e em poucos meses começa a dar novas folhas.

Crassula ovata

Crassula ovata

Commons Wikimedia

É uma das poucas suculentas que cresce muito mais rápido que as outras plantas. Portanto, se você gosta desse tipo de planta, leve isso em consideração. Quando o solo parece seco ao toque, é hora de regá-la, não antes.

Ela adora o sol, mas também resiste bem a temperaturas que as outras não toleram: se o termômetro ocasionalmente cair alguns graus abaixo de 0 elas conseguem sobreviver, desde que sejam eventos isolados. Por isso, não é incomum vê-las também nas varandas. Onde faz muito frio, porém, é bom recolhê-la para dentro de casa até o final do inverno e retirá-la com a chegada da primavera.

Hibiscus

Hibiscus

Pixabay

Os hibiscus fazem sempre pensar em climas exóticos e tropicais, mas existem algumas variedades que suportam temperaturas moderadamente frias mesmo ao ar livre, por isso vale a pena indagar um pouco sobre as diferentes espécies existentes: as flores são sempre esplêndidas, e não é má a ideia de poder para aproveitar dessa planta ano após ano.

Entre as variedades a serem consideradas, portanto, estão H. moscheutos, H. coccineus, H. dasycalyx, H. grandiflorus, H. lasiocarpos e H. laevis.

Hera

Hera

Commons Wikimedia

Outra planta purificadora do ar estudada pela NASA, a hera comum é uma espécie frequentemente esquecida porque está associada à ideia de natureza selvagem e não cultivada. Em vez disso, a resistência dessas plantas, sua capacidade de sobreviver em muitas condições diferentes e, acima de tudo, a sua grande variedade de tipos (às vezes com folhagem verdadeiramente incrível) merece atenção: elas requerem poucos cuidados e se mantidas adequadamente, crescem muito rápido!

Dracaena sanderiana

Dracaena sanderiana

Pickpik

Embora seja chamado de Bambu, a Lucky Bamboo é na verdade uma Dracaena. Deve o seu nome à crença de que traz boa sorte a quem a tem em casa.

No comércio é possível encontrar diversos tamanhos e muitas vezes vemos lojas que vendem ramos em espiral: isso não é uma característica da planta, mas sim um forçamento (na verdade são posicionados horizontalmente e virados periodicamente). O Lucky Bamboo não requer cuidados especiais e pode ser cultivado tanto no solo quanto na água. Neste último caso é mais fácil cultivá-los e também são mais cenográficos de se ver, mas é no terreno que se tornam mais bonitos e com maior velocidade. A temperatura ideal é entre 18 e 25 graus, sem nunca cair para menos de 12.

Dieffenbachia

Dieffenbachia

Commons Wikipedia

Outra perene que se encontra em muitos apartamentos e escritórios, a Dieffenbachia pode ter folhas com cores e estrias muito diferentes (são cerca de 30 variedades!). Uma limitação é que essa planta adora o calor: a faixa ideal de temperatura é entre 20 e 30 graus, e o mínimo nunca deve cair abaixo de 15° C.

Quanto à exposição, adora a luminosidade, mas não o sol direto e é melhor mantê-la longe de correntes de ar. Possui folhas grandes, bonitas mas delicadas, por isso é bom lembrar de as espanar algumas vezes por mês, segurando-as com as mãos para não as partir e sem recorrer ao polimento, mas apenas com panos macios ligeiramente húmidos.

Pothos

Pothos

Pikrepo

Junto com outras plantas listadas acima, a pothos foi estudada pela NASA por sua grande capacidade de eliminar toxinas do ar em ambientes fechados. Também conhecida como Scindapsus, é uma trepadeira que se presta a decorar a casa de uma forma única: coloque-a em cima de móveis ou dentro de floreiras suspensas (em locais iluminados) e verá em pouco tempo como cairá dramaticamente em direção ao chão.

Também neste caso regue somente quando o solo estiver seco, e lembre-se de mantê-la abrigada durante o inverno: não tolera temperaturas abaixo de 10° C.

Philodendron

Philodendron

pikrepo.com

Junto com o Ficus, é a planta que fica mais "volumosa" em casa, mas provavelmente também é a mais vistosa. Não é por acaso que os especialistas em decoração escolhem as folhas de diferentes tipos de Philodendron como motivo decorativo.

Não gosta de exposição direta ao sol, por isso encontre áreas com luz difusa, ou no máximo parcialmente sombreada, e regue regularmente. São poucas as plantas, principalmente entre aquelas em vasos, que sobrevivem à estagnação da água, mas no caso do philodendron é bom lembrar de verificar o solo: ao inserir um dedo se você sentir que está seco, ​​é necessário regar novamente. A temperatura ambiente média mínima deve ser em torno de 12 graus, e o ângulo em que você a colocará não deve ser afetado por correntes de ar.

Você já tem alguma dessas plantas em casa?