Como cultivar morangos deliciosos em casa, ainda melhores que os do supermercado

por Roberta Freitas

04 Maio 2021

Como cultivar morangos deliciosos em casa, ainda melhores que os do supermercado

Os morangos estão entre as frutas mais gostosas que existem: são boas sozinhas, se transformam em compotas, se utilizam em saladas de fruta e para dar sabor (e enfeitar!) muitos tipos de sobremesas. Eles são cultivados em muitas partes do mundo, e é por isso que existem inúmeras variedades para escolher.

Da primavera ao verão, os departamentos de frutas e vegetais dos mercados e supermercados começam a se encher deles, mas aqueles que compramos nem sempre são tão doces e saborosos quanto gostaríamos. Porém, se tivermos uma varanda ou um cantinho do jardim exposto ao sol, podemos facilmente cultivá-los sozinhos e, com o devido cuidado, teremos frutos realmente deliciosos.

via gardenweb

pixy.org

pixy.org

Qual escolher?

A escolha da melhor variedade depende de onde você está: em todos os países e continentes existem variedades típicas (algumas são verdadeiras especialidades locais), mas é só fazer uma busca rápida na rede ou mesmo ir a viveiros para encontrar as mudas certas. É sempre bom começar a horta com plantas muito novas, pois os morangos tendem a perder vigor e produtividade com o passar dos anos, por isso evite também os presentes, a menos que tenha a certeza da qualidade da planta que está a receber.

Exposição, terreno e plantio

Os morangos adoram o sol, então arrume seus vasos ou escolha um local no solo que fique exposto por pelo menos 6 horas ao sol direto por dia.

Quanto ao solo, deve ser rico e solto, ou seja, não muito compacto, para garantir uma boa drenagem da água. Ao plantar no solo, trabalhe o solo até 20-30 cm de profundidade, misturando com composto ou mesmo esterco, e nesse solo enriquecido e solto arrume as mudas. Se, por outro lado, você os colocar em um vaso, se certifique de que sejam largos o suficiente, para fazer crescer os galhos que se estendem no solo sem restrições e que tenham buracos suficientes para deixar a água sair. Se não estiverem, crie você mesmo com a ajuda de uma furadeira. O sistema radicular dos morangos é bastante contido, por isso não há necessidade de vasos excessivamente profundos.

Os morangos devem ser plantados no início da primavera, mantendo as plantas em fileiras com cerca de um metro de distância umas das outras, enquanto as plantas de uma fileira devem ter uma distância de 60 cm entre elas. Essa distância permitirá que os brotos de cada planta se estendam pelo solo e, onde tocarem no solo, darão origem a raízes dando vida a novas mudas que preencherão a fileira. Morangos, na verdade, tendem a ter o hábito de cobrir o solo.

Poda

Os morangos devem ser podados todos os anos, e também de forma muito decisiva, logo que termina a época da colheita (geralmente, portanto, no final do verão). Se forem plantadas no solo, você também pode se aventurar a passar o cortador de grama por cima dos arbustos, mas levante a lâmina para que ela deixe caules de pelo menos 10 cm. Se, por outro lado, proceder à mão, use uma tesoura com lâminas esterilizadas e corte os ramos a uma altura de 3-5 cm.
Durante todo o período de vegetação, lembre-se de remover as ervas daninhas, e também na poda de final de temporada. Nesse momento, então, além de eliminar as partes cortadas, recupere também as pequenas mudas nascidas ao longo dos galhos que saíram dos vasos ou que vão preencher o sulco entre as fileiras, e transplante em novos vasos ou encha as próprias fileiras. Também é uma boa hora para dar uma dose muito leve de fertilizante pela última vez.

Quem quer ter plantas realmente robustas e vigorosas pode experimentar uma prática que envolve um pequeno sacrifício: se de fato no primeiro ano você retirar todas as flores das plantas, isso vai estimular cada espécime a desenvolver um sistema radicular mais forte, mas vai também significa desfrutar dos morangos só a partir do segundo ano. Talvez, se você plantou muitos deles, você só pode tentar este sistema com algumas plantas.

pixnio.com

pixnio.com

Adubo

Para ajudar a manter as ervas daninhas afastadas, você pode usar palha como cobertura morta, espalhando-a no solo ao redor das plantas. Essa cobertura também terá a vantagem adicional de manter o solo úmido por mais tempo, evitando a estagnação da água que prejudica as raízes e o colo das plantas.

No entanto, devemos nos lembrar de mover a palha de vez em quando: na verdade, os caracóis podem rastejar por baixo. Se você começar a notar muitos deles, compre um repelente específico.

Irrigação

A partir do momento em que as flores começam a brotar e principalmente durante a fruticultura, as plantas que ficam continuamente expostas ao sol devem ser regularmente ajudadas com a água, mas não em excesso: o solo deve estar úmido, mas não molhado (se ficar lamacento espere secar antes de dar mais água), então geralmente duas ou três vezes por semana durante os períodos de floração e frutificação deve ser mais do que suficiente, em média. Já para os vasos, que esquentam muito mais, é preciso conferir todos os dias e mantê-los sempre levemente úmidos.

Especialmente durante a estação de frutificação, se você esperar muito tempo e deixar o solo ficar completamente seco por um ou dois dias, os morangos provavelmente murcharão na planta em vez de amadurecerem. Você poderia se ajudar com um sistema de irrigação por gotejamento automático, com um cronômetro.

No entanto, se o solo do jardim ou horta for naturalmente rico em argila, ele será automaticamente mais capaz de reter água, portanto, você deve ter cuidado para não regá-lo em excesso. Novamente, a regra é não deixar o solo lamacento, apenas solo úmido.

Fertilizante

Se garantir todas as condições indicadas, os morangos não precisarão de muita ajuda. No entanto, pode ser útil administrar um fertilizante 6 semanas após o plantio. Serão necessários produtos específicos à base de sulfato de amônio, ou fertilizantes orgânicos em forma concentrada, como aqueles à base de farinha de ossos de carne, ossos de peixes ou farinha de penas (serão necessários 20 gramas por 10 metros quadrados). Existem também fertilizantes desenvolvidos para morangos e outras frutas silvestres, vendidos em viveiros e lojas online. Em qualquer caso, o solo deve ser regado imediatamente após a aplicação do fertilizante, para ajudar a espalhá-lo entre as raízes.

Se a planta tiver folhas verdes e galhos túrgidos, você não terá que voltar a fertilizar, mas poderá ajudar novamente se vir que as folhas estão leves e a planta parece perder o vigor, mas espere pelo menos algumas semanas.

piqsels.com

piqsels.com

O que fazer com os vasos de plantas durante o inverno?

Se quiser continuar a manter as mesmas plantas, terá que podá-lass de qualquer maneira no final do verão e continuar a irrigar, de forma mais espaçada ao longo do tempo, durante o outono. No final do outono, leve os vasos para um local abrigado, mas não aquecido. Uma garagem, um jardim de inverno, um canto coberto da varanda servem. As plantas entrarão em um período de dormência, mas precisarão de um pouco de água caso a umidade da noite não seja suficiente (portanto, verifique o solo uma vez a cada 7 a 10 dias para evitar que resseque, mas sempre tome cuidado para não exagerar).
Assim que já não houver perigo de geadas noturnas, coloque os potes de volta no lugar ensolarado do ano anterior e as plantas devem recomeçar a crescer sem problemas.

Se, por outro lado, você não quiser cuidar delas assim, ou se morrerem durante a estação fria, antes de reaproveitar o vaso deverá esvaziá-lo completamente, lavá-lo e desinfetá-lo bem.

Quando colher os morangos

Sempre pergunte sobre a qualidade que você está cultivando - eles têm diferentes períodos de floração e colheita. Muitos são colhidos no final da primavera e começo do verão, e normalmente durante um período de 3 semanas. Mas algumas variedades são precoces, outras tardias e outras ainda podem produzir morangos durante a estação quente. No último caso, entretanto, você notará que eles darão mais frutos na primavera e um pouco menos no verão. Eles poderiam voltar a ficar carregados com frutas, no entanto, no final do verão ou início do outono (e para essas variedades, então, a questão da poda muda em algumas semanas). Outros ainda têm uma produção de frutos mais moderada, mas contínua, que para apenas com as primeiras geadas do outono.

Mas há uma maneira de saber quando os frutos vão chegar: a partir do momento em que as flores começam a desabrochar, na verdade, geralmente é preciso esperar 4 ou 6 semanas em média.

Recolha apenas aqueles que ficaram completamente vermelhos, se vir que há áreas brancas ou ainda pior verdes, espere até o dia seguinte. Para recolhê-los, não rasgue, mas use uma tesoura (sempre melhor se você já esterilizou as lâminas antes). Além disso, durante a frutificação, é bom verificar as plantas todos os dias, para evitar que os morangos fiquem muito maduros antes de serem colhidos.

Pronto para cultivar seus próprios morangos em casa?