Dicas para ter um banheiro impecável e reduzir o tempo de limpeza

por Roberta Freitas

22 Maio 2021

Dicas para ter um banheiro impecável e reduzir o tempo de limpeza

O banheiro é o cômodo da casa que devemos ter sempre em perfeitas condições: podemos tolerar melhor alguma sujeira nos outros cômodos, mas é realmente chato entrar em um banheiro sujo e fedorento. Para tê-lo sempre em ótimo estado, é necessário estabelecer uma rotina de limpeza bastante regular, cuidando das mais rápidas diariamente e periodicamente das mais completas.

Depois, há uma série de cuidados que a cada dia podem nos ajudar a manter tudo em ordem, para que na hora da limpeza tenhamos que fazer menos esforço. Portanto, uma série de indicações podem ser úteis para programar a rotina ideal de acordo com nossas necessidades, a fim de tornar as sessões de limpeza mais rápidas e eficientes, organizando também os espaços para evitar desordens desnecessárias.

Creativo

Creativo

Uma vez por semana, talvez numa única sessão ou, se for mais conveniente, dividindo as atividades em vários dias, é necessário:

  • Limpar bem a pia, o chuveiro ou banheira, o espelho e o vaso sanitário com as ferramentas e detergentes apropriados. Para cada um deles você pode utilizar produtos específicos adquiridos ou mesmo preparados em casa com ingredientes comuns, que indicaremos a seguir.
  • Passar aspirador de pó ou varrer.
  • Esvaziar o balde do lixo (que deve estar sempre com a tampa fechada): se lhe parecer que o saco está muito pouco cheio, tente posteriormente usar aqueles menores, para evitar desperdícios. O lixo nunca deve ser deixado por muito tempo em qualquer cômodo da casa.
  • Lave as cortinas do chuveiro ou banheira, bata sempre bem antes de colocar na máquina de lavar. Você também pode borrifar bicarbonato de sódio, deixando agir por alguns minutos e depois passar o aspirador na limpeza diária.

Uma vez por mês, no entanto, você deve se lembrar de:

  • Lavar lustres e lâmpadas. Novamente, você pode usar detergentes específicos ou mesmo apenas água e sabão de Marselha ou sabão neutro, com um pano de microfibra.
  • Lavar as paredes, incluindo rodapés e portas. Os métodos variam segundo o material com que são revestidos, mas em qualquer caso não devemos esquecer que a lavagem e desinfecção dos mesmos é uma medida importante de higiene.
  • Limpar os trilhos, suportes de papel higiênico e todos os outros acessórios
  • Lavar a cortina do chuveiro/banheira ou limpe bem a cabine do chuveiro. No caso da cortina, pegue um borrifador e preencha com 500ml de água sanitária e duas colheres de sopa de detergente. Borrife a mistura em toda a cortina, deixe agir por alguns minutos e depois enxágue bem. Já para o box de chuveiro, você tem várias opções, que iremos propor com mais detalhes a seguir.

Depois, há aquelas superfícies que são usadas com frequência, como alças, torneiras, botões, interruptores que devem ser higienizadas com a maior frequência possível. Se puder, então, cuide disso durante a limpeza semanal. Outro cuidado que evita surpresas desagradáveis ​​é usar sempre filtros para o ralo, tanto na pia, no chuveiro ou na banheira, limpando-os a cada uso, de forma a evitar o acúmulo de sujeira nos canos. E quando achar que eles emitem odores ligeiramente desagradáveis, despeje um pouco de bicarbonato de sódio no filtro e depois deixe escorrer pelo ralo com um pouco de vinagre branco. Deixe agir um pouco e depois despeje a água que você ferveu, mas se não tiver tempo, também água bem quente da torneira.

Para o ajudar a manter tudo arrumado e limpo com mais rapidez, reúna todos os produtos mais utilizados em cestos ou recipientes.

Mesmo assim, é bom manter um grande estoque de toalhas sempre prontas e secas, para evitar que fiquem sujas e úmidas por muito tempo. E se você tem o hábito de jogar a roupa no chão durante o banho, é melhor arrumar espaço para uma cesta na qual colocar as roupas sujas.

Creativo

Creativo

Pia

Existem partes da pia de difícil acesso para serem limpas adequadamente com uma esponja ou pano. Alguém encontrou uma solução brilhante para esse inconveniente: o fio dental, que consegue raspar o acúmulo de sujeira em lugares onde às vezes nem mesmo uma escova de dente velha ajuda.

Se as torneiras forem de metal brilhante, é fácil que as gotas de água deixem vestígios óbvios de calcário: para retirá-los, basta esfregar meio limão na superfície, depois enxaguar e secar perfeitamente. Elas vão brilhar como novas!

Vaso sanitário

Quando você não quiser perder muito tempo limpando a sujeira do vaso sanitário, use pastilhas para próteses dentárias: basta jogar uma no vaso, deixando trabalhar para remover as manchas. Se, por outro lado, você realmente tem que cuidar para remover a sujeira de locais de difícil acesso, você pode se ajudar com uma chave de fenda. Basta desmontar a tábua e o assento e cobrir a cabeça da chave de fenda com um pano desinfetante.

Quanto aos produtos alternativos que você pode usar para lavar o vaso sanitário, além das soluções de água e sabão de Marselha, ou água e vinagre com bicarbonato de sódio, ou mesmo alvejante, também há outro remédio: o creme dental. Na verdade, você vai ter que encher uma garrafa de água, despejar um pouco de pasta de dente, depois fechar e sacudir bem e despejar tudo no vaso sanitário. Deixe agir por 10 minutos e depois esfregue com a escova. Depois de enxaguar tudo, o vaso vai ficar brilhante novamente! Um resultado semelhante é possível usando - da mesma forma - um pouco de enxaguante bucal.

Chuveiro e banheira

Assim como para a limpeza dos vidros, você também pode utilizar vinagre branco (vinho, maçã ou álcool) nas paredes do box. Aqueça um pouco no microondas, despeje em um borrifador e borrife enquanto ainda está quente. Se não gostar do cheiro, também pode adicionar um pouco de detergente. Será uma excelente mistura para desengordurar e retirar a sujeira.

Além disso, ao lavar esses vidros ou o espelho do banheiro, sirva-se de um rodo para completar a limpeza evitando gotas e pingos de água ou sabão. Se você o mover fazendo curvas, um pouco como as cobras se movem, você também evitará as listras que são mais evidentes com movimentos lineares. Também é útil mantê-lo pronto para uso logo após o banho.

Para lavar a banheira você pode preparar um produto faça você mesmo: em um borrifador despeje 3 copos de água, 1 de álcool desnaturado, metade de vinagre e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, agite bem e borrife o produto em toda a superfície para limpar; deixe agir por pelo menos 15 minutos e depois esfregue com uma esponja. Finalmente, enxágue bem.

Espelho

Um método curioso para fazer voltar a brilhar o espelho que fica manchado por halos de calcário devido às gotas de água que secam sobre ele, ou aos respingos de pasta de dente ou água e sabão, envolve o uso de chá.

Prepare uma grande quantidade de chá verde (com dois sachês), deixe esfriar e depois use para lavar o espelho: o ácido tânico presente no chá é útil para dissolver a sujeira, eliminando halos do espelho e fazendo com que pareça novo.

Como alternativa, é possível preparar um produto à base de peróxido de hidrogênio e bicarbonato de sódio: basta misturá-los bem e passá-los na superfície, como qualquer outro detergente. Em caso de emergência, você pode tentar usar creme de barbear como alternativa!

Mofo

O banheiro é um local muito úmido, onde facilmente se formam manchas de mofo. Para evitá-las, além da limpeza com desinfetantes (vinagre, água oxigenada e alvejante ajudam muito), é preciso ventilar o máximo possível. Quando você não consegue manter uma janela aberta depois de tomar banho ou se não tem uma janela no banheiro, você deve pelo menos ativar - talvez durante o banho - o sistema de ventilação.

Quando você vê mofo nos azulejos, ao redor da banheira ou chuveiro, você pode se livrar dele de três maneiras:

  • Com alvejante: é só molhar um pouco de algodão (melhor se não em discos) no alvejante e deixar durante a noite nos pontos afetados pelo mofo, depois retire tudo. Lembre-se de usar luvas, ventilar bem o ambiente e também use máscara.
  • Com vinagre: esse método pode demorar um pouco mais para funcionar, mas é mais natural. Basta borrifar com um borrifador sobre a superfície a ser tratada, deixar agir por meia hora e depois esfregar com uma escova ou escova de dente. Pulverize novamente e enxágue após mais 30 minutos.
  • Se você quiser criar uma pasta para aderir às áreas com bolor, faça-a com bicarbonato de sódio e água com algumas colheres de sopa de vinagre. Deixe por 10 minutos, esfregue com uma escova e enxágue.

 

Se, por outro lado, as manchas de mofo afetarem paredes pintadas ou revestidas com papel de parede, tente este remédio:

  • Misture duas colheres de sopa de bórax com 60 ml de vinagre branco e 460 ml de água quente em uma tigela
  • Despeje em um borrifador e polvilhe generosamente nas paredes
  • Esfregue vigorosamente com um pano e, em seguida, remova com outro umedecido
  • Pulverize a mistura novamente e desta vez aguarde 10 minutos antes de secar com um pano limpo.

Calcário

Tanto a boca da torneira quanto o chuveiro costumam ficar bloqueados, e percebemos isso porque o jato de água não sai com a uniformidade que deveria. O que obstrui esses objetos geralmente é o calcário, muito mais frequentes quando a água que circula nos canos da casa é dura, mas que mais cedo ou mais tarde chega a se formar em qualquer banheiro. Para eliminá-los existe um famoso e muito eficaz remédio "faça você mesmo" que consiste na utilização de vinagre.

Na verdade, você precisa de um pano velho, uma bacia, um pouco de vinagre, um saco plástico e um elástico. Encha a bacia com um dedo de vinagre, mergulhe o pano e envolva o chuveiro ou a boca da torneira. Se sobrar vinagre na tigela, despeje-o sobre o tecido para que fique bem encharcado. A esse ponto, cubra o chuveiro ou a boca da torneira com o saco plástico e dê um nó de forma que um ambiente fechado seja criado ao redor do ponto afetado pelo calcário. Deixe o vinagre agir durante a noite também, e você verá que na manhã seguinte o que não tiver derretido, será fácil de remover.

Bom trabalho!