Fazer uma mesa de jardim com paletes: um projeto simples e muito econômico

por Roberta Freitas

24 Maio 2021

Fazer uma mesa de jardim com paletes: um projeto simples e muito econômico

Há uma razão pela qual os trabalhos do tipo "faça você mesmo" com paletes sejam sempre bem-sucedidos: essas plataformas são, na verdade, um material extremamente versátil e robusto, que podem ser transformadas em uma infinidade de projetos diferentes. São tantos os móveis que podem ser construídos com paletes, e muitos deles são bastante simples, tanto que são os projetos ideais para quem quer se familiarizar um pouco com o faça você mesmo.

Entre as ideias mais comuns, está a de usar paletes para construir uma mesa, como no tutorial que vamos mostrar a seguir. O importante é começar com paletes que ainda estejam bastante intactas, por isso, quando tiver de escolher as suas paletes, quer tenham sido descobertas num canto esquecido de uma rua ou obtidas em alguma loja, se certifique de que as várias partes estejam bem firmes, recorrendo a alguns pregos ou parafusos extras para apertar bem as placas e várias peças se necessário. Caso contrário, você pode procurar revendedores, até mesmo online, de novas paletes: agora existem muitos sites onde pode comprá-las, até mesmo as de famosas marcas de bricolagem as vendem em diversos tamanhos.

A mesa que você pode fazer com este tutorial é perfeita para o exterior: uma estrutura de madeira maciça, com uma placa de vidro para cobri-la. A madeira das paletes é tratada com agentes impregnantes que lhe conferem um acabamento natural, mas claro que você poderá pintá-la na cor que preferir.

pixabay

pixabay

O que você precisa para esta mesa de jardim:

  • Duas paletes quadradas, menores em tamanho, para serem usadas ​​como estrutura de suporte da mesa, ou seja, as pernas.
  • Uma palete quadrada maior para ser usada como prateleira.
  • Um verniz de base, um daqueles para tratar a madeira e curar. São agentes de impregnação que servem para evitar que a madeira seja atacada por agentes nocivos, como fungos ou carunchos, e penetram nas fibras, nutrindo-as e preparando melhor a superfície para a aplicação do verniz corante.
  • Um verniz incolor ou colorido: aqui você escolherá aqueles que realçam a cor natural da madeira, ou aqueles que dão a ela uma cor diferente. Os acabamentos podem ser polidos ou encerados, e servem para selar e tornar a superfície hidrorrepelente. Se partir de paletes com cores diferentes, é sempre aconselhável escolher produtos que colorem e uniformizam a madeira. No entanto, existem também produtos dois em um, ou agentes de impregnação que colorem e tratam a madeira de forma a torná-la impermeável a fungos, caruncho e agentes atmosféricos. Ou você pode usar uma combinação de verniz para nutrir e colorir (efeito madeira ou colorido) e depois um produto de acabamento (brilhante ou acetinado/encerado) para garantir que a cor não mude com a exposição ao sol, e que vento e chuva não danifiquem a madeira. Em qualquer caso, é essencial escolher todos os produtos à base de água ou todos os produtos à base de solventes, ou que devam ser alongados com uma ou outra substância.
  • Lixa abrasiva com granulometria diferenciada, para ser passada manualmente ou com lixadeira.
  • Uma serra (melhor se você tiver serras elétricas).
  • Uma escova (plana e larga).
  • Uma lixa grande.
  • Pregos e martelo.
  • Luvas.

pinterest

pinterest

O procedimento

Se os dois paletes pequenos a serem usados ​​para as pernas da mesa não forem exatamente do mesmo tamanho, calcule bem a altura e a largura do menor e elimine a parte desnecessária do outro para que fiquem iguais. Use a fita métrica e lápis e depois trabalhe com a serra. Lembre-se sempre de usar luvas, pelo menos até ter lixado bem as superfícies.

A esse ponto, você também pode consertar quaisquer tábuas quebradas ou substitui-las.

Lixar a madeira

É uma operação um pouco longa e cansativa, mas é essencial para o sucesso de todo o projeto, então considere dedicar todo o tempo necessário a ela. Eliminar eventuais lascas e irregularidades não só torna a superfície mais lisa e agradável ao toque (evitando assim ferimentos ao trabalhar com a madeira ou ao usar o móvel), mas é vital garantir que na hora de espalhar a tinta ela tenha um aparência homogênea e lisa.

Comece com uma lixa mais grossa, você pode trabalhar manualmente, fixando-a em suportes específicos que tenham cabos confortáveis, ou melhor ainda, use lixadeiras. No entanto, haverá lacunas e peças que serão mais difíceis de alcançar com as várias ferramentas que serão lixadas manualmente ou para as quais você poderá se servir com uma lixa para madeira. Nessa fase, você também pode decidir arredondar os cantos agudos, moldando cada parte das paletes como preferir.

Quando tiver a certeza de que lixou tudo, retire o pó de madeira acumulado: a superfície deve estar muito limpa antes de passar aos vernizes. Sopre, escove com uma escova limpa e seca, talvez até ajude com um secador de cabelo.

Com pregos e martelo, una os paletes menores, mantendo-os espaçados com colchetes de 20-30 cm (simples tábuas de madeira) para alargar a base de apoio: construa um pedestal e depois o coloque na vertical. Seja muito escrupuloso ao tirar as medidas na hora de cortar, para que as pernas da mesa fiquem bem niveladas, e quando você encontrar a posição certa para unir as duas paletes, pode ajudar a segurá-las com grampos enquanto prega as peças com o martelo, para que você consiga trabalhar de maneira mais confortável.
Monte a palete mais larga como uma prateleira, perpendicular ao pedestal. Novamente, encontre o centro de gravidade perfeito, de modo que a mesa não fique desequilibrada de um lado ou do outro.

Caso a mesa pareça instável, pode-se usar algumas ripas ou tiras extras de madeira, talvez feitas de outro palete, ou rodapés antigos: eles serão pregados nos pontos de junção para reforçar a estrutura e eliminar qualquer tipo de jogo entre as várias partes.

Quando sua mobília tomar forma, passe finalmente para a pintura. Dependendo da etapa (base mais tinta e acabamento, ou com produtos dois em um), você deverá respeitar todos os tempos de secagem entre uma demão e outra.

Normalmente, são necessárias três camadas de verniz colorido, e cada uma deve ser aplicada no sentido do grão. No trabalho com madeira, a opção de uma primeira demão incolor é preferida em qualquer caso, a fim de preparar a superfície de forma homogênea e evitar manchas devido aos diferentes graus de absorção da madeira.

A segunda demão, que também pode ser colorida, deve ser aplicada após 24 horas, e depois de mais 15 minutos, é possível passar levemente um pincel seco ou com uma esponja para uniformizar a superfície. Isso não é essencial, mas se você quiser experimentar, é melhor tentar primeiro em um local imperceptível, para ter certeza de não danificar a pintura com riscos ou marcas feias.

A terceira demão, que pode ser incolor ou colorida, deve ser aplicada após 24 horas e, logo após (10-15 minutos), passar um pincel seco ou almofada para uniformizar a superfície. Se desejar, também pode dar uma quarta demão de cor, e se for um produto que já possui o acabamento protetor incorporado, é possível aplicar essa última demão após 4 semanas, sempre tendo primeiro limpado perfeitamente a madeira. Esses tempos são indicados para quem quer fazer o trabalho com muita tranquilidade e todo cuidado, mas você também pode seguir as instruções na embalagem do produto para saber quanto tempo vai passar entre uma demão e outra.

Quando a estrutura está bem montada e pintada, chega a hora de enriquecê-la com qualquer detalhe se você quiser: se as lâminas da parte superior de suporte forem muito espaçadas (dependendo dos modelos de paletes), você pode fixar uma placa de vidro no topo, ou plexiglass se você quiser um material um pouco menos frágil. Trabalhar com vidro requer um pouco de experiência para cortar e lapidar, então é melhor contar com mãos experientes. Para apoiar esse tipo de lâmina, você pode usar almofadas de borracha adequadas ou fita dupla-face adequada para superfícies de vidro.
Um móvel com tampo de vidro deve ainda ser colocado em local abrigado, para evitar que seja danificado por algum objeto que possa cair sobre ele.

Se você não quiser usar vidro, também pode decidir cobrir tudo com uma tábua de madeira (compensado, madeira reaproveitada). 

É uma estrutura muito simples e econômica de fazer, perfeita para quem está dando os primeiros passos no mundo da bricolagem, podendo então ser combinada com assentos ou cadeiras de exterior com formas simples, sempre feitas a partir de paletes. Além disso, especialmente no caso de uma peça de mobiliário com acabamento em placa de vidro, também pode ser utilizada em casa, desde que o design de interiores seja adequado para acolher elementos rústicos.

Gostaria de tentar construir uma mesa feita de paletes como esta?