3 maneiras simples e eficazes de envelhecer objetos de metal

por Roberta Freitas

21 Junho 2021

3 maneiras simples e eficazes de envelhecer objetos de metal

Até poucas décadas atrás, nunca teríamos imaginado mobiliar uma casa inspirada no estilo industrial, o das fábricas no coração das grandes cidades. Ainda hoje, o estilo "industrial" está muito em voga, especialmente entre as novas gerações.

O principal elemento do estilo industrial é claramente o metal que pode ser acabado ou “envelhecido” para dar ainda mais a sensação de vivido e desgastado das fábricas.

Neste artigo iremos revelar os truques para obter o efeito envelhecido do metal, para dar um toque de personalização às vigas expostas do seu loft industrial, ou que serão úteis em todas as ocasiões em que pretende obter um efeito antigo em suas peças de metal.

Pinterest

Pinterest

Agora é a hora de arregaçar as mangas e aprender mais sobre como envelhecer o metal em apenas alguns passos. Neste artigo, mostramos três truques: o metal pode ser envelhecido usando

  • Tinta
  • Uma solução de vinagre de maçã e sal
  • Ácido

Escolha o que for mais adequado para você, levando em consideração seu material de origem e, principalmente, o grau de experiência que você possui.

Envelhecimento do metal com tinta.

Esta é a maneira mais simples de dar aos objetos de metal uma aparência envelhecida. Basta pegar algumas cores acrílicas opacas (preto, cinza e/ou bronze dependendo do efeito que você deseja alcançar), lixa 80, um pincel ou esponjas para pintura, aguarrás (ou vinagre) e, claro, precisa proteger suas superfícies de trabalho.

Comece a passar a lixa no objeto de metal: escolha uma textura grossa, que vai entalhar bem a superfície e tirar a camada mais superficial. Passe a lixa para retirar a camada brilhante, até sentir a superfície áspera ao toque.

Depois de finalizar com a lixa, você deverá retirar todo o pó e sujeira do objeto de metal. Você pode usar alguns panos e por último dar uma demão de aguarrás ou vinagre, para se certificar de que a tinta acrílica que você vai aplicar mais tarde irá aderir perfeitamente.

Chegou a hora de passar a cor: espalhe o preto fosco em uma paleta e depois de molhar e torcer o pincel de esponja (ou esponja) na água para amolecer, pegue um pouco de cor e comece a espalhar na superfície do metal: você pode dar pancadinhas no pincel ou dar traços verticais, o importante é que no geral os traços sejam irregulares. Dedique-se a cada parte do objeto, principalmente nas fissuras e nos detalhes.

Agora é preciso esperar que a cor acrílica seque perfeitamente: consulte os tempos de secagem do produto que utilizou ou, se não tiver pressa, deixe a cor secar durante a noite.

Atenção! Aplicar a tinta em ambiente bem ventilado e deixar o objeto metálico secar em ambiente com circulação de ar.

Assim que a primeira camada de cor secar, é hora de criar os detalhes do efeito envelhecido. Para isso, recomendamos que você tome como referência a imagem de algum antigo objeto de metal que pode encontrar na internet, a fim de entender bem como é a textura colorida. Você pode obter o efeito antigo tocando em cinza sobre preto ou bronze se quiser obter um efeito mais quente. Assim como com o preto, você pode se deliciar com as áreas coloridas, o importante é que no geral as pinceladas sejam "bagunçadas" e não uniformes. Agora você tem que esperar novamente que a segunda camada de cor seque.

Para completar seu trabalho, você pode lixar o objeto de metal novamente, a fim de acentuar o efeito antigo. Recomendamos que você lixe as bordas e cantos. Depois de concluir essa etapa, elimine a poeira que foi criada e seu objeto de metal envelhecido estará concluído!

Pinterest

Pinterest

Envelhecimento do metal com um limpador ácido.

Esta técnica é recomendada para quem tem experiência na utilização de produtos químicos muito perigosos: em qualquer caso é necessário se equipar com equipamento de proteção individual (luvas e visores de proteção para os olhos) e proteção para o ambiente de trabalho.

Antes de usar o produto ácido, leia sua ficha de dados de segurança.

Para proceder ao envelhecimento do metal com esta técnica, é necessário obter um detergente ácido à base de ácido clorídrico, utilizado por exemplo para a limpeza profunda de sanitários, uma lixa grossa e uma esponja de aço para louça.

Primeiro, passe a lixa por todo o objeto para retirar a camada brilhante; pare quando a superfície for áspera ao toque e opaca. Elimine toda a poeira criada.

Agora, coloque as luvas e a viseira, proteja a superfície sobre a qual vai trabalhar, depois despeje o ácido sobre todo o objeto de metal: certifique-se de que cada parte do objeto seja atingida pelo ácido. Certificando-se de usar as luvas corretamente, pegue a esponja de aço e esfregue-a no objeto.

Neste ponto, espere que o ácido atue sobre o metal: pode demorar mais de 30 minutos, mas você deverá poder observar o metal que "envelhece" com o passar do tempo.

Assim que o efeito desejado for alcançado, enxágue bem o objeto com bastante água. Assim que tiver certeza de que eliminou o limpador ácido, você pode secar o objeto de metal envelhecido.

Et voilá, agora seu objeto de metal está coberto com uma pátina branca típica de metais antigos!

Pinterest

Pinterest

Envelhecimento do metal com vinagre de maçã e sal.

Essa técnica é também uma das técnicas das "donas de casa" para o envelhecimento do metal. Com estes ingredientes é possível envelhecer objetos de bronze, cobre ou latão, obtendo aquelas manchas esverdeadas que cobrem esses objetos quando expostos por muito tempo ao ar ou à água salobra. O que você precisa é apenas de vinagre de maçã e sal não iodado (marinho).

Prepare uma solução de ¾ de vinagre de maçã e ¼ de sal marinho e transfira para um borrifador. Pulverize a solução em todo o objeto que deseja envelhecer, umedecendo-o novamente à medida que seca. Mantenha-o molhado por pelo menos 30 minutos. Se o objeto for pequeno, você pode mergulhá-lo completamente em uma bacia com a solução de vinagre e sal.

Após 30 minutos de imersão, deixe o objeto secar ao ar livre por algumas horas ou o tempo necessário para a formação da pátina verde.

Certifique-se de que o objeto está completamente seco, neste ponto você pode selar a pátina borrifando o objeto com laca: desta forma a pátina será mantida ao longo do tempo sem sofrer alterações.

Neste artigo você aprendeu como envelhecer seus objetos de metal novos ou brilhantes, obtendo manchas de cores ou pátinas típicas de objetos de metal desgastados pelo tempo. O envelhecimento do metal é uma forma de dar um toque final a um ambiente industrial ou, em qualquer caso, de valorizar seus objetos de metal fazendo-os parecer antiguidades.

Um pouco de curiosidade. Você sabe como o estilo industrial conseguiu conquistar o campo do design de interiores? Tudo começou na década de 1950 quando inúmeros escritórios, indústrias ou pequenas fábricas foram encontrados vazios e foram adaptados para fins residenciais, mantendo grandes espaços, elementos metálicos expostos e uma paleta de cores basicamente escura.

O estilo urbano - outro termo usado para se referir ao estilo industrial - está muito em voga hoje em dia, mas para recriá-lo é preciso ter alguns aspectos em mente. O risco é criar ambientes escuros, não muito claros, devido às cores tendencialmente escuras dos móveis (metal escuro e madeiras escuras): por isso, uma recomendação a lembrar é não deixar faltar pontos de cor nos ambientes, bem como pontos de luz dispersa. Brinque com as cores com o estofamento dos móveis (sofás, poltronas, camas...) e com as cortinas e almofadas, para criar um contraste divertido que traga luz e aconchego. Também para a iluminação recomenda-se a escolha de baixa intensidade mas numerosos pontos de luz: opte por lâmpadas, pequenas decorações brilhantes para iluminar todos os cantos da sua casa!

E agora você só precisa envelhecer seus objetos de metal para combinarem melhor com o estilo industrial!