Janelas sujas e empoeiradas? Faça com que pareçam novas com alguns truques simples

por Roberta Freitas

18 Setembro 2021

Janelas sujas e empoeiradas? Faça com que pareçam novas com alguns truques simples

Todos notamos imediatamente quando o vidro de uma porta ou janela está muito sujo, assim como se destaca a limpeza perfeita que faz o vidro brilhar, quando quase parece que não há nada que divida o ambiente do exterior. Claro que a limpeza dessas superfícies é importante, mas as molduras das portas e janelas também merecem atenção: elas ficam tão sujas quanto o vidro, principalmente por fora, e dá para perceber a diferença quando elas estão limpas e brilhantes.

Para lidar com essas superfícies, você pode usar uma série de remédios caseiros simples e eficazes, que vamos mostrar a seguir.

Creativo

Creativo

Com toda a chuva e vento sujando as janelas do lado de fora e a poeira e sujeira que se acumulam dentro, primeiro você precisa se certificar de que se livrou da camada de sujeira mais superficial: portanto, use panos para limpar poeira, trapos velhos ou panos de microfibra secos (ou apenas levemente umedecidos) para remover a maior parte do pó do lado de fora, enquanto que do lado de dentro você pode atuar diretamente com o aspirador de pó, se preferir.

Feito isso, é necessário atuar de forma diferente dependendo do material do qual são feitas as janelas.

  • PVC: no PVC é preferível não utilizar nada que seja minimamente abrasivo, por isso cada produto deve ser esfregado com esponjas ou panos de microfibra, e melhor se borrifando o detergente sobre eles e não diretamente sobre a superfície a limpar. Quanto às substâncias para limpar, é melhor não usar produtos que contenham álcool ou componentes muito agressivos (sem vinagre ou detergentes de vidro, portanto), mas prefira água morna com um pouco de detergente para louça, ou talvez sabão de Marselha.
  • Madeira: na madeira também é preferível evitar o vinagre, preferindo um sabão mais delicado e desengordurante como o de Marselha. Dissolva uma ou duas colheres de sopa em água quente e passe na moldura com um pano de microfibra ou de lã. Use um segundo para enxaguar, com pouquíssima água e depois um terceiro para secar. Se for necessário recorrer ao vinagre, dilua um copo por litro de água, enxugando com uma esponja na área a tratar e secando após alguns minutos.
  • Alumínio: é o material mais resistente, podendo ser utilizado tanto com detergente para a louça, sabão de Marselha como diretamente com vinagre branco, se a sujeira for muito resistente. Os modos são iguais aos dos outros materiais. E se você fosse tentar remover incrustações mais difíceis, você pode criar uma massa com água e bicarbonato de sódio e esfregar com uma escova de dentes velha e enxaguar imediatamente.

Não limpamos as janelas com muita frequência, mas vale lembrar que é preciso cuidar bem delas sempre que ficarem muito sujas, e com alguns gestos elas se manterão em ótimo estado.