Combata o frio usando uma película de plástico ao invés de vidros duplos e evite a perda de calor

por Roberta Freitas

23 Janeiro 2022

Combata o frio usando uma película de plástico ao invés de vidros duplos e evite a perda de calor

Durante o inverno, o frio lá fora parece sempre encontrar uma maneira de se infiltrar em casa, especialmente quando se trata de casas construídas há muitos anos ou, de qualquer forma, sem todos os dispositivos de isolamento térmico que ajudam a manter o calor na casa, reduzindo também significativamente o desperdício de energia.

Um dos remédios mais conhecidos é a instalação de vidros duplos que, no entanto, não é exatamente barato. Quando essa opção não for possível, você ainda pode optar por soluções eficazes e muito econômicas, ou seja, películas de isolamento térmico a serem coladas nas vidraças na parte interior. Continue a ler este artigo para saber mais.

Tutorial via fourgenerationsoneroof.com

Tutorial via fourgenerationsoneroof.com

De fato, existem no mercado filmes isolantes térmicos, geralmente em PET, que ajudam a controlar a transferência de calor e luz para o exterior. Na verdade existem dois tipos:

  • Aqueles com controle solar, que filtram a radiação solar, absorvendo apenas os raios UV e refletindo os raios infravermelhos.
  • Aqueles que controlam os movimentos convectivos da energia térmica. Essas são as películas que substituem os vidros duplos, e não são instaladas em contacto com o vidro, mas sim na moldura da janela, de forma a criar uma câmara de ar entre ela e o próprio vidro.

Você também pode encontrar painéis rígidos para instalar da mesma maneira, como se estivesse adicionando outro vidro nas suas janelas.
As películas solares ajudam mais no verão, evitando que a luz do sol aqueça demais o interior da casa, mas as melhores armazenam o calor mesmo no inverno para depois liberá-lo para o interior. A solução faça você mesmo preferida, no entanto, é a dos filmes térmicos.

Amazon

Amazon

Dependendo do kit de película de isolamento térmico que você escolher, existem vários métodos para instalação e remoção. Geralmente são equipados com uma fita adesiva para colocar na moldura da janela, na qual são coladas as bordas do filme plástico, que deve ser mantido esticado durante a aplicação, de modo a ter o efeito de um verdadeiro vidro, sem rugas. 

A parte em excesso é cortada (embora haja quem prefira calcular primeiro as medidas exatas) e pronto. No momento da remoção, muitas vezes é suficiente apenas aquecer todo o adesivo com um secador de cabelo para fazer com que se destaque. A única desvantagem é aquela de ter que colocar e tirar esses filmes todos os anos e isso pode estragar a pintura da moldura da janela.

A eficácia é assegurada, no entanto, mesmo que obviamente não seja comparável à das janelas de vidro duplo. Que, no entanto, custma talvez 10 vezes mais. Há também que considerar que, por se tratar de películas que não podem ser reutilizadas, nem sequer é um produto ecologicamente correto, mas como uma solução temporária enquanto se espera poder trocar as janelas, e como um remédio que também evita o consumo excessivo de energia para reaquecer a casa, é um método que pode ser levado em consideração.