Iglu com garrafas plásticas recicladas: crie um cantinho de brincar original com reciclagem criativa!

por Roberta Freitas

23 Janeiro 2022

Iglu com garrafas plásticas recicladas: crie um cantinho de brincar original com reciclagem criativa!

Quantas vezes quando criança você brincava imaginando que sofás, camas e outros móveis, ou talvez simples caixas, eram na verdade as paredes ​​de um forte onde viver mil aventuras? Talvez alguém até se lembre de ter construído barracas com paus e lençóis, como os índios, ou até mesmo alguns pais acharam por bem montar também dentro de casa - ou mais frequentemente no jardim - uma pequena barraca de acampamento para passar a noite. São ideias que estimulam a imaginação e a criatividade, e algo semelhante pode ser feito reciclando garrafas ou recipientes de plástico para criar um verdadeiro iglu. É um projeto fácil, mas você precisa de muitas garrafas e todas do mesmo tamanho.

Video tutorial via thefamilyjohnson/YouTube

Video tutorial via thefamilyjohnson/YouTube

Tudo o que você realmente precisa é de uma grande quantidade de garrafas plásticas, cola quente com muitas recargas, um pouco de papelão para fixar a base do projeto e muita paciência. As garrafas a serem utilizadas devem ser todas do mesmo tamanho e com base quadrada, como certas embalagens de alvejante ou outros detergentes, ou as embalagens de leite que estão no mercado em diferentes países. Começamos desenhando um círculo no papelão, e nesse trilho as garrafas devem ser coladas, com o gargalo para dentro, deixando livre um arco da circunferência, que será a entrada do iglu. Procedemos como se estivéssemos construindo um muro baixo, colando uma nova fileira de tijolos em cima das anteriores e assim continuando. À medida que você for avançando, mais ou menos a partir da terceira ou quarta fileira, você terá que começar a mover as garrafas um pouco mais para dentro, de modo que à medida que você for subindo a cúpula redonda seja criada. Experimente posicionar as garrafas antes de colá-las. Você pode ter uma ideia do processo vendo este vídeo.

Mesmo que você não tenha espaço para um iglu completo, você pode construir metade dele contra um pano de fundo de papelão (ou talvez uma folha fina de compensado), ou criar um cenário pintado também, se quiser.

Há quem também o tenha tornado um artifício de design realmente interessante, no qual podemos nos inspirar para construir, em escala adequada para crianças, meio iglu para aproveitar a parte côncava para brincar. Pronto para começar a construir um iglu em casa ou no jardim?