Construa um móvel de canto para juntar duas camas de solteiro no quarto das crianças

por Roberta Freitas

29 Janeiro 2022

Construa um móvel de canto para juntar duas camas de solteiro no quarto das crianças

Quando há duas camas de solteiro em um quarto, que não são montadas como beliches, mas talvez ocupem dois lados e fiquem perpendiculares, é inevitável que um espaço quadrado vazio seja criado entre as extremidades de cada uma das camas.

É o que acontece nos quartos onde dormem talvez duas crianças ou adolescentes, porque arranjar as camas desta forma em vez de as colocar contra paredes opostas ou juntá-las no centro é, muitas vezes, a melhor solução para criar privacidade (as camas ficam de fato separados o suficiente), sem ocupar muito espaço e deixam duas paredes inteiras livres, assim como o centro do quarto. Em suma, é uma disposição que às vezes é a menos volumosa de todas. Mas o que fazer com esse espaço entre as duas camas? Em vez de preenchê-lo com uma simples mesa, pode-se considerar a inserção de uma estante angular, que se ergue como uma torre entre as duas camas, para ser utilizada de mil maneiras diferentes.

Tutorial via ana-white.com

Tutorial via ana-white.com

No link abaixo desta primeira foto você encontrará um tutorial para um projeto de bricolage que permite construir um móvel de canto para ser colocado bem entre as duas camas. Tem um modelo que se inspira na maioria deste tipo de mobiliário, também existente no mercado: uma base quadrada com a lateral tão comprida quanto a lateral curta de cada uma das camas e, por cima, prateleiras que criam uma forma pentagonal. 

Por esta razão, se as camas estiverem dispostas de forma a ficarem com a cabeça virada para o armário de canto, este funcionará como uma mesa de cabeceira para cada uma das pessoas que vivem no quarto, eliminando assim a necessidade de encontrar duas peças avulsas de móveis a serem colocados ao lado de cada cama.

Geralmente, as camas unidas por este elemento de canto são as camas container, com espaços úteis para guardar objetos nas laterais ou mesmo abaixo da própria rede.

Esse móvel é muito bonito de se ver. E eles podem ser construídos com a mesma madeira usada para as camas, ou pintados de branco ou até com cores contrastantes em relação ao restante dos móveis.

Há quem desenvolva essa ideia em outra direção, elevando até o teto uma coluna feita de estantes.

E não é certo que o lado que toca o móvel de canto deva ser o da cabeceira da cama: na verdade, poderia ser deixado um pouco mais baixo e usado como console de mídia, colocando uma TV ou monitor em cima, e cada uma das pessoas deitadas na cama com os pés voltados para o canto comum veria confortavelmente as imagens na tela!

Você gostaria de decorar o quarto das crianças dessa maneira?