Como "sangrar' adequadamente os radiadores e garantir um sistema de aquecimento sempre eficiente

por Roberta Freitas

17 Janeiro 2022

Como "sangrar' adequadamente os radiadores e garantir um sistema de aquecimento sempre eficiente

Às vezes acontece de manter os radiadores ligados por muito tempo e depois colocar a mão contra a parede externa e perceber que está realmente frio. Outras vezes, porém, você ouve ruídos semelhantes a gorgolejos ou batidas repetidas nos canos: todos são sintomas da presença de bolhas de ar no sistema de aquecimento que reduzem seu funcionamento, às vezes a ponto de comprometê-lo. E algo semelhante também pode acontecer nos tubos da caldeira ou no piso aquecido.

Nesses casos é, portanto, necessário lembrar de "sangrar" as válvulas dos radiadores, caldeiras e vários sistemas de aquecimento, de modo a deixar sair todo o ar e garantir que, quando ligamos novamente o sistema, o calor se espalhe uniformemente.

Commons Wikimedia

Commons Wikimedia

Radiadores

Pegue um balde ou bacia para recolher a água que sairá do radiador, uma chave para abrir as válvulas (possivelmente também produtos para lubrificar) e depois um pano para limpar ou tapar eventuais fugas. Depois disso:

Desligue o sistema de aquecimento e espere até que os radiadores estejam muito frios, ou você corre o risco de se queimar com os vapores e a água que irão sair dali. Todas as válvulas do termostato devem estar abertas.
2. Abra a válvula com a chave, lentamente. A válvula geralmente está localizada na parte superior dos aquecedores e possui um pequeno orifício redondo que a distingue. Mantenha o balde sob a válvula para pegar a água.
3. Você deve ouvir um som de assobio assim que abrir a válvula, mantenha-a aberta até que a água saia. Não abra muito para não deixar sair muita água.
4. Quando parte da água de aquecimento também tiver saído, feche a válvula novamente sem apertá-la demais.
5. Neste ponto pode voltar a ligar o sistema, devendo imediatamente verificar a pressão da água nos radiadores, reabastecendo se necessário.

Aquecedor de água

As caldeiras estão equipadas com uma bóia para permitir a saída do excesso de ar sem perda de água. No entanto, se muito ar se acumular e surgirem problemas de pressão interna, este sistema não funciona e você deve liberar o ar manualmente. Também neste caso a válvula deve, portanto, ser aberta de maneira semelhante àquela que explicamos anteriormente para os radiadores.

Piso aquecido

Problemas de pressão também podem ocorrer nas tubulações desses sistemas devido à presença de ar nas tubulações, o que impede a irradiação uniforme do calor. No entanto, esse trabalho deve ser feito por profissionais ou se você tiver experiência suficiente na área.