Sujeira gordurosa nos armários da cozinha? Faça com que fiquem como novos com métodos simples de faça você mesmo

por Roberta Freitas

17 Janeiro 2022

Sujeira gordurosa nos armários da cozinha? Faça com que fiquem como novos com métodos simples de faça você mesmo

É inevitável que, de vez em quando, uma pátina de sujeira se instale nas portas e superfícies externas dos móveis da cozinha que, especialmente nos móveis de parede ao redor do fogão e do forno, é uma sujeira muito gordurosa. É um fenômeno que acontece devido a todos os vapores de cozimento, mas também aos verdadeiros salpicos de óleo ou molhos diversos, que provêm dos alimentos que estão sendo cozinhados.

E como talvez a limpeza desse tipo de móvel nem sempre esteja incluída na rotina de limpeza semanal, às vezes você se vê tendo que lidar com muita sujeira acumulada. Considerando então que os móveis da cozinha são muitas vezes feitos de madeira, talvez até envernizados, é bom usar os métodos certos, que são eficazes, mas não muito agressivos.

Creativo

Creativo

  • Bicarbonato de sódio: pegue uma tigela ou borrifador no qual você possa colocar meio litro de água morna (ainda melhor se destilada) e depois adicione meio copo de bicarbonato de sódio. Misture para que derreta bem e depois borrife o produto em um pano macio ou esponja, ou mergulhe na mistura, esfregando suavemente no móvel.
  • Creme dental: coloque um pouco de pasta de dente (deve ser simples, pasta branca e sem gel ou microgrânulos) em uma esponja que você embebeu (e depois espremeu) em água morna e esfregue nos pontos onde a sujeira mais gordurosa se acumula. Você também pode usar água e um pouco de bicarbonato de sódio para enxaguar, usando um pano macio.
  • Detergente: despeje algumas gotas em um balde de água quente e misture bem, em seguida, mergulhe o pano ou esponja e passe nas portas depois de tirar o excesso de água. Da mesma forma, você pode usar sabão de Marselha.
  • O vinagre branco é eficaz, mas também bastante agressivo na madeira, portanto evite-o no caso de acabamentos lacados ou mais delicados e use-o quando as outras soluções não forem satisfatórias (às vezes você só precisa experimentá-las várias vezes). Para usar o vinagre, é preciso diluir 150 ou 200 ml dele em meio litro de água morna e passar no móvel com uma esponja ou pano macio.

Em qualquer caso, mantenha sempre panos extras prontos para enxaguar e, especialmente, seque bem assim que terminar de tratar cada superfície.