5 dicas para tentar tornar a sua casa mais segura

por Roberta Freitas

22 Janeiro 2022

5 dicas para tentar tornar a sua casa mais segura

As nossas casas são muito mais do que um teto que nos abriga: durante todo o tempo em que nelas vivemos, devem ser o local de descanso, o refúgio da vida quotidiana e, para que isso seja possível, é necessário também que sejam locais onde nos sentimos seguros.

Nem sempre é possível investir grandes somas de dinheiro para atualizar o sistema de segurança e usufruir das soluções mais recentes, e isso é especialmente verdadeiro para locatários. No entanto, é possível tomar algumas precauções ou medidas que vão nos ajudar a nos sentirmos um pouco mais seguros, como as que vamos mostrar abaixo.

Pixabay

Pixabay

Trocar as chaves da casa: se a casa é própria, talvez não seja tão necessário, mas certamente não custa atualizar as fechaduras de entrada depois de alguns anos. E certamente se torna importante quando as perdemos em algum lugar.

Já para quem mora de aluguel, no entanto, assim que começa o período de aluguel é bom verificar com o proprietário se as fechaduras são novas: afinal é possível que os inquilinos anteriores, ou mesmo seus conhecidos mais próximos, ainda tenham cópias das chaves.

Commons Wikimedia

Commons Wikimedia

Adicione uma segunda trava de segurança às portas de entrada.

Se a porta não for blindada, é uma boa ideia adicionar pelo menos uma segunda fechadura além daquela normalmente encontrada perto da maçaneta. Os inquilinos precisam pedir permissão aos proprietários, mas esta é uma instalação bastante simples e oferece uma boa medida de segurança extra por um preço baixo. É sempre preferível escolher fechaduras sem mola, ou seja, aquelas com cilindro europeu, e que sejam feitas de aço em todas as suas partes.

Tutorial via thriftdiving.com

Tutorial via thriftdiving.com

Especialmente se você mora no primeiro andar de um prédio, ou em qualquer caso, se for fácil ver o interior de sua casa de alguma janela, use cortinas e outros dispositivos que telem o vidro para criar privacidade. Podem ser painéis feitos à mão, para serem colocados na janela, ou até mesmo películas que podem ser coladas diretamente no vidro.

Dessa forma, ninguém poderá verificar facilmente se você está em casa, nem ficarão visíveis todos o tipo de objetos (TV, computador e similares) que muitas vezes atraem a atenção de pessoas mal-intencionadas.

Amazon, nightlock.com

Amazon, nightlock.com

Uma proteção adicional para as portas são os dispositivos que travam a porta por dentro, para que ela não possa ser aberta à força pelo lado de fora. Podem até ser portáteis (um dos nomes para encontrá-los é "door jammer"), e depois há aqueles para serem instalados permanentemente, com um furo no chão para colocá-los, como é feito com as barras de reforço de certas portas blindadas.

Obviamente, as câmeras autônomas também podem ser úteis, facilmente controladas remotamente com aplicativos simples em smartphones, e são removíveis, então mesmo quem mora de aluguel pode levá-las consigo se mudar de casa.

Essas são todas pequenas medidas, mas que podem contribuir muito para tornar a sua casa mais segura.