Torne a garagem mais confortável isolando termicamente a porta: saiba como

por Roberta Freitas

09 Fevereiro 2022

Torne a garagem mais confortável isolando termicamente a porta: saiba como

As garagens são normalmente fechadas para o exterior por grandes portas metálicas com diferentes métodos de abertura. Elas certamente oferecem uma barreira contra os ventos e protegem a segurança da casa, mas não fazem muito para evitar a perda de calor, razão pela qual as garagens costumam ser ambientes frios no inverno e muito quentes no verão. Quando se trata de uma porta basculante, portanto não de uma persiana que se enrola, é possível isolá-la termicamente com um projeto barato de faça você mesmo.

Isolar termicamente o interior da porta da garagem garantirá que o ambiente permaneça muito mais quente no inverno (até 5 ou 6 graus a mais) e significativamente mais fria no verão (com até menos 10 graus em comparação com o exterior). O isolamento, então, também funciona a nível acústico, amortecendo tanto os ruídos vindos do exterior como os que podemos gerar no interior. Desta forma, se a garagem também for utilizada para realizar algumas atividades, bem como um espaço para estacionar carros ou guardar vários objetos, será muito mais confortável ao longo do ano.

O método mais simples para isolar uma garagem é recorrer a kits especiais, constituídos por painéis de poliestireno ou vários tipos de espumas rígidas e revestidos numa das faces com alumínio, que são recortados e fixados nas caixas do interior da porta (muitas vezes são caracterizados pelas siglas EPS, XPS, ISO). Alguns kits também contêm todas as ferramentas acessórias (fitas, luvas, máscaras e similares), mas custam um pouco mais.

Se possível, procure aqueles que contêm os ganchos para fixar convenientemente cada painel à superfície metálica da porta: são placas que são fixadas à porta e às quais são enganchadas as diversas peças de material isolante. Em qualquer caso, se equipe também com um adesivo adequado para a espuma, de modo a vedar bem cada painel e evitar que oscilem ou se soltem da porta.

Existem também revestimentos térmicos em fibra de vidro, lã de rocha e fibra cerâmica. Até mesmo esses, que às vezes são comprados em rolos, podem ser bons, desde que revestidos com alumínio de um lado.

Outras dicas úteis:

  • Considere substituir a vedação de borracha na parte inferior da garagem ao instalar o revestimento térmico.
  • Isole também os caixilhos das portas com as vedações adesivas contra correntes de ar.
  • Ao cortar painéis/rolos de material isolante, use sempre luvas e máscaras para evitar inalar e tocar substâncias nocivas.

Definitivamente vale a pena considerar passar um fim de semana isolando a garagem, não é?