Cuidado com os ralos: objetos que nunca devem ser jogados no vaso sanitário

por Roberta Freitas

20 Fevereiro 2022

Cuidado com os ralos: objetos que nunca devem ser jogados no vaso sanitário

Desentupir um ralo entupido é sempre chato, e fica ainda mais quando se trata do banheiro. Pela natureza do lixo que vai parar ali e também pela inconveniência da posição em que você tem que trabalhar, é sempre bom não se encontrar na situação de ter que chamar especialistas e desmontar os canos para remover a obstrução. Na verdade, nem sempre é suficiente usar os desentupidores de vaso sanitário, e os danos se tornam caros para reparar.

Devemos, portanto, prestar atenção ao que jogamos nos ralos quando damos a descarga, para não ter que lidar com situações realmente desagradáveis. Aqui estão algumas substâncias e itens que nunca devem ir para o vaso sanitário.

Creativo

Creativo

  • Lenços de papel: embora pareçam leves como papel higiênico (e até mesmo esse, deve ser jogado em pequenas quantidades a cada vez), eles não se desmancham tão facilmente, então nunca devem ser jogados no vaso sanitário.
  • Lenços umedecidos: é ainda menos possível que se desintegrem e, de fato, param nas entradas dos tubos, criando obstruções.
  • Medicamentos ou solventes químicos: todos os produtos químicos com forte componente ácido, ou muitos medicamentos, solventes, produtos como anticongelantes, tintas, etc., podem ser altamente corrosivos nos tubos, danificando-os. E certamente também poluem o sistema de esgoto e, portanto, o meio ambiente. Por isso, é necessário indagar sobre como descartar qualquer substância que venha à mente de jogar no vaso sanitário e que seja diferente de lixo orgânico ou papel higiênico.
  • Óleos e gorduras: resíduos de cozinha, como óleo de fritura ou outros tipos de gorduras, nunca devem ir pelo ralo, seja no banheiro ou na cozinha. Na verdade, eles tendem a se solidificar e aderir aos tubos, criando obstruções com todos os detritos que permanecem presos a eles. Além disso, eles também são poluentes para o meio ambiente.
  • Cabelo: assim como no chuveiro ou na banheira, a regra de não deixar o cabelo escorrer pelo ralo também vale para o vaso sanitário. Ao limpar uma escova, ou retirar os pelos da vassoura, eles devem ser sempre jogados no lixo, pois estão entre as causas mais comuns de entupimento de canos.
  • Alvejante: usamos para limpar e geralmente jogamos tudo no vaso sanitário depois. Mas isso também é altamente corrosivo e poluente, por isso deve sempre ser jogado fora apenas se muito diluído em uma grande quantidade de água.
  • Absorventes: parece estranho, mas há quem jogue esses tipos de itens no vaso sanitário quando deveriam acabar sempre no lixo. Além de praticamente nunca se degradarem, entopem os canos em um instante, quase sempre causando danos evidentes.
  • Resíduos de alimentos: assim como os óleos e gorduras, seu destino deve ser o lixo.

Melhor ter cuidado e evitar intervenções caras e desagradáveis, não acha?