A louça ainda está úmida após a lavagem? Descubra o truque da máquina de lavar louça super fácil de usar

por Roberta Freitas

08 Fevereiro 2022

A louça ainda está úmida após a lavagem? Descubra o truque da máquina de lavar louça super fácil de usar

Quantas vezes você abre a máquina de lavar louça depois de terminar o ciclo de lavagem e descobre que os pratos, talheres e os copos ainda estão úmidos ou molhados? Pode haver várias razões por trás desse fenômeno, e pode não ser necessariamente um mau funcionamento.

Existem também várias formas de resolver o problema, e uma delas é absolutamente rápida e fácil: basta uma toalha, ou mesmo um pano de prato (de preferência limpo). Descubra como usar o remédio da vovó e outras dicas úteis para evitar que a louça fique molhada após a lavagem.

Este é um truque realmente muito simples: quando a máquina de lavar louça terminar completamente o ciclo de lavagem, se você não tiver tempo de esvaziá-la imediatamente, pegue qualquer toalha limpa, ou um pano de prato, e coloque na porta. Você terá que colocá-lo de modo que uma pequena aba saia do lado de fora e a maior parte do tecido caia no interior da porta, que você irá fechar com muito cuidado.

Dessa forma, todo o vapor quente gerado no final da lavagem não ficará retido, mas será absorvido pelo tecido seco que você colocou. Outra forma é inserir algum objeto (há quem use uma concha de madeira) que impeça a porta de fechar completamente, deixando espaço suficiente para deixar escapar o vapor, que naturalmente se move para cima.

Na verdade, se trata de contrastar a condensação do vapor de água, o que em geral poderia ser feito deixando a porta aberta, mas se não quiser manter a máquina de lavar louça aberta durante muito tempo e não puder esvaziá-la imediatamente, então esses métodos são úteis.

Outros truques úteis para evitar esse problema:

  • Ao carregar a máquina de lavar louça, se certifique de que os pratos não se toquem;
  • Se preferir, use um abrilhantador.
  • Tente não lavar itens de plástico: vários tipos de plásticos não conduzem calor da mesma forma que cerâmica, vidro ou metal.
  • Isso significa que a água usada para limpar coisas de plástico acaba tendo uma temperatura mais baixa do que a usada para as outras, e quanto mais a água esfria mais dificilmente ela evapora, por isso os recipientes de comida geralmente ficam mais úmidos.
  • Pode ser útil (se você realmente não gosta das gotas de água no final do ciclo), evitar lavar a louça à mão antes de colocá-la na máquina. De fato, se você tiver um eletrodoméstico inteligente, ele usará sensores para entender o quão sujos estão os vários objetos internos e, assim, se ajustar ao melhor modo de limpeza. Se os pratos parecerem limpos o suficiente para ela, irá usar água menos quente, que irá demorar mais para evaporar. Isso também significa consumir mais energia.

Se mesmo com essas dicas o problema persistir, será bom mandar verificar o aparelho por um especialista!