Melhore o seu visual evitando erros de maquiagem que envelhecem

por Roberta Freitas

12 Fevereiro 2022

Melhore o seu visual evitando erros de maquiagem que envelhecem

A maquiagem é uma aliada do dia a dia que ajuda a encarar a nossa rotina com um rosto diferente: realçar a aparência com um visual adequado para várias ocasiões é um prazer ao alcance de todos, mas algumas imprecisões são suficientes para não ter mais o resultado desejado.

Considerando que a maquiagem muitas vezes é usada para mascarar os sinais do envelhecimento, é contraproducente não se comprometer a evitar aqueles erros que determinam o resultado oposto e pesam na aparência, fazendo com que pareçamos mais maduros do que realmente somos.

Pexels, Pexels

Pexels, Pexels

Usar uma camada muito grossa de base
Exagerar na base cria um efeito realmente desagradável, que entre outras coisas acaba realçando os sinais do envelhecimento ao invés de minimizá-los. Portanto, evite aplicá-la com os dedos e sirva-se com esponjas (algumas devem ser umedecidas antes de passar a maquiagem) ou pincéis adequados, de modo a espalhar uniformemente um véu mais fino. Isso depois de obviamente encontrar a melhor base para suas necessidades.
2. Aplicar maquiagem na pele seca
Mesmo que você aplique um primer e depois as várias camadas de maquiagem, cremes, bases,  blushes e sombras, quando a pele de base não estiver hidratada ela acabará absorvendo a maquiagem como faz com produtos de skincare. Isso estraga a uniformidade da maquiagem mas, acima de tudo, não é um benéfico para a saúde da pele em si. Os poros ficam obstruídos com substâncias que devem permanecer na superfície o máximo possível e não são nutridas adequadamente com os componentes hidratantes.
Portanto, é bom se certificar de que você sempre hidrata a pele adequadamente, incluindo as etapas necessárias em sua rotina diária. E depois, sempre remova toda a maquiagem à noite. Na base de uma pele saudável e de uma boa rotina de skincare, incluindo uma limpeza profunda, a realizar com produtos e princípios diferentes para cada tipo de pele, idade e condições a que está exposta.
3. Cores muito escuras e vivas quando você está mais maduro
É verdade que talvez usar sombras brilhantes e alegres seja uma forma de se expressar, mas inevitavelmente as cores chamativas, a maquiagem escura ou o uso de glitter acentuam as rugas.
4. O tom certo de batom, dependendo da idade
Ao longo dos anos, alguns batons que têm um tom de base quente (amarelo ou vermelho) podem fazer os dentes parecerem mais amarelos e fazer uma pessoa parecer mais velha. Vale a pena passar algum tempo com alguns especialistas em perfumaria para descobrir os tons que melhor realçam a tez e o rosto em geral.

Contornando esses erros, você encontrará o mix de produtos e técnicas que realmente valorizam o seu visual!