Armazene sementes, caroços e restos de frutas e vegetais: você pode usá-los para cultivar novas plantas

por Roberta Freitas

16 Fevereiro 2022

Armazene sementes, caroços e restos de frutas e vegetais: você pode usá-los para cultivar novas plantas

As frutas e verduras fazem parte da dieta de todos, e de fato são o componente saudável que nunca deve faltar em todas as dietas. Assim, é fácil que todos os dias nos encontremos limpando algum vegetal ou fruta, talvez até exótica, tirando as suas cascas, caroços e inevitavelmente também sementes ou grãos. Essas últimas, no entanto, são as que podemos guardar se quisermos nos dedicar a algum experimento simples de jardinagem. E também certos tubérculos ou bulbos que normalmente consumimos como alimento!

Do alho ao abacate, descubra como você pode cultivar novas plantas a partir de restos de comida!

Batata doce

Grandes e com um sabor inconfundível, a batata doce é um tubérculo que sempre vemos já sem as folhas, mas elas são muito bonitas. Portanto, se você comprar uma que não deseja cozinhar, poderá usá-la para cultivar uma planta diferente do habitual e poderá fazer isso (pelo menos inicialmente) na água.

Tudo se resume a colocar o tubérculo em um recipiente com água. É melhor manter a batata um pouco suspensa, para que não toque no fundo e as raízes possam se desenvolver livremente: para isso, basta perfurar o tubérculo com 4 ou 5 palitos de madeira todos na mesma altura (criando uma coroa, digamos), de modo que estes fiquem na borda do vaso ou jarra, e deixem a batata suspensa. Encha-o quase até a borda com água, mas tome cuidado para não usar água muito dura - e se for, use água destilada.

A batata produzirá brotos compridos com folhas pequenas, que terá de separar delicadamente do tubérculo quando tiverem cerca de dez centímetros de comprimento, coloque em uma forma com um pouco de água e quando tiverem raízes com alguns centímetros de comprimento, pode enterrar eles. Todos serão novas plantas!

Alho

Ao notar que brotou um dente de alho, tanto que a polpa está quase acabando, há pouco para usar na cozinha, mas muito para cultivar novas plantas: de fato, nascerão folhas verdes comestíveis que podem ser usadas para aromatizar e cozinhar.

Coloque os dentes em uma tigela ou bandeja ao sol, de modo que sejam banhados pela água, mas não submersos. Dentro de alguns dias as raízes brotam e quando estão com um ou dois centímetros de comprimento você pode mover os dentes no chão, deixando o broto fora do solo e regando regularmente, mas sem exagerar. Quando as folhas excederem 7-10 cm de altura, você pode começar a consumi-las.

Gengibre

Se você se encontrar com raízes de gengibre extras que não sabe o que fazer, antes de deixá-las apodrecer na geladeira, tente usá-las para cultivar algumas plantas! A melhor época é o final do inverno ou início da primavera, mas você também pode tentar em outras épocas do ano.

Os brotos de gengibre começam pelos ilhós, que são as pequenas "bolhas" que podem ser vistas na superfície, então quanto mais dessas bolhas a sua raiz tiver, mais chances terá de iniciar novas folhas. Mantenha os rizomas na água por 8-12 horas e depois enterre-os em um vaso grande a uma profundidade de 10 cm. Alternativamente, você pode tentar fazer um pouco como com as batatas doces, deixando que apenas a metade inferior seja banhada pela água.

Mantenha o gengibre em um lugar quente, mas com sombra e, quando você notar um bom sistema radicular, você pode mover o tubérculo para o solo, se ele já estiver em um vaso, é só esperar que ele cresça. Quando você quiser colhê-lo, você terá que pegar a planta pela coleira e puxar com firmeza, mas não abruptamente, pegando todo o rizoma. Se você quiser usar apenas um pedaço da raiz, corte-a com uma tesoura esterilizada, colocando o resto de volta no chão e deixando-o descansar por pelo menos um mês antes de removê-lo.

Abacaxi

É uma experiência muito divertida que exige um pouco de paciência: o abacaxi, aliás, tem a particularidade de poder se reproduzir a partir do tufo de folhas que tem em cima!

Escolha uma fruta fresca, separe o aglomerado do resto segurando firmemente a base das folhas com uma mão e o fundo do abacaxi com a outra e depois torça para separar as duas partes. Você também pode cortar, basta remover a primeira rodada de folhas na parte inferior e também qualquer polpa residual.

Então coloque o tufo na água, de forma que a base (onde as raízes vão crescer) fique um pouco abaixo da superfície. Depois que as raízes crescerem, você pode plantar tudo em um vaso com solo rico e bem dissolvido. Mantenha o vaso ao sol, com temperatura sempre acima de 18° C. A planta crescerá lentamente e produzirá novas folhas já no primeiro ano de vida, mas é preciso esperar pelo menos 4 anos antes de ver os frutos.

Abacate

Novamente um processo semelhante ao da batata doce, mas aqui começamos com a semente grande e dura do centro do abacate. Retire toda a polpa e insira 3 palitos de dente para que fique suspenso sobre a abertura de um frasco de vidro que você encherá com água, que terá que atingir o terço inferior do abacate, e você terá que trocá-la cerca de uma vez por semana até que o caroço comece a rachar e produzir as raízes na parte inferior e os brotos na parte superior. Pode levar (em condições ideais) apenas duas semanas, mas em alguns casos você precisa esperar até dois meses antes de notar o crescimento.

Quando o caule produzido no topo tiver 15 centímetros de comprimento, você pode colocar tudo em um vaso grande o suficiente para acomodar a planta com todas as raízes, em um solo solto, rico e bem drenado. Eles adoram locais quentes e ensolarados.

Limão

Todas as sementes dos limões que você espremer podem se tornar lindas mudas, e é fácil tentar cultivá-las.

Lave as sementes para remover qualquer polpa residual e use as sementes frescas. Use uma jarra ou outro recipiente com um buraco no fundo com solo universal misturado com areia e turfa ou esfagno em partes iguais, coloque-o no forno a 60° C por meia hora para matar todos os patógenos potenciais no solo, deixe esfriar e depois coloque as sementes a 1 cm de profundidade.

Polvilhe água no solo e cubra com uma película com furinhos para reter a umidade, e se certifique de que o solo esteja sempre levemente úmido. As sementes germinam a 21° C, então escolha um local em casa que seja quente o suficiente, e quando perceber que os brotos aparecem, você pode mover o pote para a luz, retirando o plástico.

Assim que notar mais de 3 ou 4 folhas, transfira tudo para um vaso maior com solo universal, colocando-o em um ponto que seja atingido pelo sol direto por pelo menos 4 horas por dia, com temperaturas de preferência entre 15 e 21 graus e livre de correntes de ar.

Boa jardinagem!