Sujeira gordurosa e carbonizada no forno? Descubra como limpá-la com métodos faça você mesmo

por Roberta Freitas

02 Março 2022

Sujeira gordurosa e carbonizada no forno? Descubra como limpá-la com métodos faça você mesmo

Cada vez que cozinhamos no forno suja todo o compartimento interno, das paredes às grelhas e ao vidro, e com o tempo a sujeira vai se acumulando e se torna cada vez mais difícil de ser removida. E quando se trata de comida que vazou de uma forma e queimou durante o cozimento, se por acaso não a removemos completamente, na próxima vez que formos cozinhar, ela ficará carbonizada.

Manter esses resíduos no compartimento onde cozinhamos outros alimentos não é possível e, portanto, temos que encontrar aquele momento da semana para trabalhar e deixar o forno como novo. É sempre um trabalho difícil e, se você usar produtos químicos fortes por muito tempo, também se tornará um perigo para a saúde. Portanto, se você deseja reduzir ou evitar completamente o uso desses detergentes, tente limpar com algum método caseiro alternativo.

Creativo

Creativo

Você pode começar a amolecer a sujeira dura e dissolver aquela gordurosa com um método popular, o da tigela ou panela (que seja resistente ao calor) colocada em um forno pré-aquecido - 80 graus ou mais é suficiente - e encher com vinagre ou suco de limão. Coloque no forno, desligue e feche o fogão e espere pelo menos meia hora antes de reabrir a porta, para deixar agir as substâncias no interior.

Quando o forno estiver frio o suficiente para poder limpá-lo sem medo de se queimar, retire as grades e coloque-as na pia ou em uma bacia grande (talvez até a banheira), imersa em água quente e vinagre. Eles devem ser partes iguais, mas você também pode usar algumas xícaras de vinagre e adicionar algumas gotas de detergente. Deixe tudo de molho pelo tempo que você dedicar à limpeza do forno.

Então, prepare uma pasta com 6 colheres de bicarbonato de sódio, 2 colheres de água oxigenada e 2 colheres de detergente e limpe com uma esponja em todos os piores depósitos de sujeira. Deixe agir e enquanto isso cuide do vidro.

Se o vidro puder ser desmontado, separe as várias partes e depois limpe-as com uma mistura de água e vinagre em partes iguais à qual também adicionará detergente (algumas gotas): esfregue tudo com uma esponja e deixe agir um pouco (15 -20 minutos ou até meia hora) antes de enxaguar bem com um pano úmido. Lembre-se sempre de cobrir o chão com panos velhos ou toalhas. Alternativamente, você também pode usar sabão de castela diluído em água, lavar com cuidado e depois limpar com uma toalha de papel (ou um pano limpo) embebido em vinagre para remover qualquer resíduo gorduroso que possa ficar após o uso do sabão.

Se você não pode desmontar os vidros, mas pode separá-los o suficiente para notar uma lacuna entre os dois, você pode colocar uma haste de madeira resistente nele, envolta em um pano de microfibra preso com elásticos. Em seguida, mergulhe a haste com o pano em água e detergente (até um pouco de vinagre) e insira-o entre os vidros para usá-lo como esponja.

Depois disso, volte ao interior do forno: com uma esponja embebida em água quente e um pouco de vinagre (ou mesmo um pano macio), retire toda a massa suja e, em seguida, utilize uma mistura de água e detergente, à qual pode adicionar um pouco de vinagre branco, para ser pulverizado nas paredes e no fundo e esfregado à mão com uma esponja.

Lembre-se sempre de arejar a cozinha ao fazer esses trabalhos e use máscara e luvas para evitar inalar gases perigosos e também proteger sua pele.