Azeite de oliva para polir o parquet: experimente o remédio tradicional e natural para o seu piso

por Roberta Freitas

26 Fevereiro 2022

Azeite de oliva para polir o parquet: experimente o remédio tradicional e natural para o seu piso

Um piso de madeira é sempre um elemento valioso na casa: qualquer que seja o motivo desenhado pelas tábuas no chão, o parquet é de fato um revestimento que dá calor e elegância aos ambientes. Existem vários tipos, de diferentes cores e modos de instalação, mas todos têm em comum o fato de serem feitos com um material natural e delicado, que deve ser tratado com um cuidado diferente daquele que reservamos para os pavimentos em cerâmica, grés ou vários tipos de pedra.

De fato, além de limpá-los regularmente, os pisos de parquet se beneficiam de um polimento ocasional para dar o melhor de si. Existem muitos produtos excelentes no mercado, mas mesmo em casa você pode preparar um verniz que nutre a madeira e a deixa brilhante, usando azeite de oliva.

Pixnio, Commons Wikimedia

Pixnio, Commons Wikimedia

Antes de polir o piso, deve-se limpá-lo bem, e em seguida varrer com vassoura ou pano macio para retirar o grosso e depois aspirar para remover qualquer resíduo de poeira, terra ou outras sujeiras secas e sólidas. Quanto à lavagem, se o piso não tiver manchas de sujeira para serem removidas (especialmente se não houver sujeira gordurosa ou oleosa), você pode ir diretamente para o polimento. Caso contrário, você pode usar um esfregão ou pano próprio para madeira que seja apenas umedecido com água, bem torcido. À água, se necessário, pode adicionar detergentes específicos para o seu parquet ou um pouco de sabão de Marselha bem diluído.

Chegamos, portanto, ao polimento com azeite de oliva. Você vai precisar de:

  • um balde de água quente
  • 60ml de azeite
  • 100 ml de vinagre de álcool ou suco de limão fresco

Como usar este produto DIY

Misture tudo no balde
2. Pegue um esfregão adequado para lavar o parquet e molhe-o levemente no balde
3. Certifique-se de apertar muito bem o esfregão, para que ele fique apenas úmido e não carregado de água e comece a passá-lo na madeira com movimentos lineares e regulares, começando pelo lado oposto à entrada.
4. Passe por cada área algumas vezes, mas sempre com um esfregão levemente úmido
5. Deixe secar completamente

O limão ou o vinagre desaparecem rapidamente e a água também evapora. O óleo, no entanto, é o que demora mais tempo para ser absorvido, e se lhe parecer que a superfície permanece vagamente oleosa, esfregue-a com um pano macio e seco até que seja completamente absorvido e, na próxima vez, reduza a quantidade de óleo um pouco.

Você também pode usar o óleo em pequenas quantidades para tratar as áreas mais danificadas: você o usará sozinho, despejando algumas gotas no pano de microfibra (e não diretamente na madeira) e depois irá esfregar suavemente até que seja completamente absorvido.

Bom trabalho!