Os truques mais úteis para diminuir o consumo de água quente

por Roberta Freitas

27 Fevereiro 2022

Os truques mais úteis para diminuir o consumo de água quente

A água quente é uma comodidade essencial na nossa vida, mas também uma necessidade por muitas razões de higiene nas várias atividades diárias. Por isso, nos encontramos usando durante todo o ano, e principalmente nas estações frias, quando o consumo mensal de energia aumenta, e com eles também os valores na conta.

No entanto, poder fazer cortes no uso de água quente não é impossível, e ao fazê-lo também sairíamos beneficiados na hora de pagar as várias contas. Dê uma olhada nas dicas mais úteis para conseguir isso, talvez haja algo que você ainda não tenha feito que possa ser muito benéfico.

Commons Wikimedia

Commons Wikimedia

  • O termoacumulador: é imprescindível verificar o seu correto funcionamento. Esses aparelhos estão em operação quase continuamente e, portanto, é fácil que certas peças sejam danificadas. A resistência é a primeira a falhar, devendo ser substituída periodicamente (a cadência depende do uso). Mesmo todo o aquecedor de água deve ser substituído a cada 10 anos. Ao fazer isso, você sempre tem um objeto que funciona com boa eficiência, enquanto um antigo pode fazer você gastar até 20% a mais.
  • Isole as tubulações de água: principalmente em áreas onde reinam as baixas temperaturas, a água que passa pelas tubulações muito frias envolve um maior consumo de energia para ser aquecida. O isolamento térmico adequado, por outro lado, permite ganhar 1 ou 2 graus a mais, o que torna os sistemas de aquecimento menos tensos.
  • Defina uma temperatura máxima fixa: mesmo definindo um teto máximo entre 55 ° e 60 °, você pode realizar facilmente todas as atividades que exigem água quente, sem fazer com que o aquecedor de água funcione demais.
  • Quando você se ausentar por alguns dias ou mais, lembre-se sempre de desligar os aquecedores de água, eles são sempre um custo desnecessário em uma casa vazia.
  • Sempre considere a capacidade adequada para você ao escolher o aquecedor de água: muito pequeno, não atenderá às necessidades e talvez você termine de tomar banho ou lavar a louça com água fria; muito grande, e você usará energia desnecessária para aquecer água que não é realmente usada.
Pixabay

Pixabay

  • Use o chuveiro ao invés da banheira: menos água é consumida durante o banho de chuveiro. Obviamente, você deve sempre se lembrar de desligar a água ao se ensaboar e usar o jato de água quente apenas ao enxaguar.
  • Mesmo na hora de escovar os dentes e o rosto, escorra a água apenas na hora do enxágue.
  • Sempre que possível, use água morna ou mesmo fria para se lavar.
  • Instale chuveiros que economizem água: de fato, existem modelos que controlam a quantidade de água fornecida, de modo a usar apenas o necessário, sem desperdícios desnecessários.
Commons Wikimedia

Commons Wikimedia

  • Sempre verifique se há vazamentos e conserte-os: parece pouco, mas mesmo o gotejamento contínuo afeta sua conta.
  • Verifique cada sistema: tubos e aparelhos podem ser afetados pelo acúmulo de calcário, de modo que o fluxo de água é reduzido e os custos de energia aumentem.
pxhere.com

pxhere.com

  • Prefira ciclos de lavagem a temperaturas mais baixas sempre que possível: na verdade, se você não precisa lavar roupas muito sujas, basta adicionar alguns aditivos desinfetantes para limpá-las da maneira correta, mesmo que usemos programas a 40° C e, entre outras coisas, a máquina de lavar também vai durar mais tempo.
  • Verifique, para qualquer aparelho que utilize água quente, se existe um modo de utilização "eco", que por isso utiliza menos água para obter os mesmos resultados.
Pixabay

Pixabay

  • Melhor então usar a máquina de lavar louça, a menos que seja para lavar pouquíssimas louças: quando se trata de muitos objetos, se consome muito mais água na pia do que uma lava-louças, principalmente se for de última geração.

São conselhos intuitivos, mas todos juntos podem realmente fazer a diferença nas suas contas!