Para pintar as paredes em lugares difíceis use o truque da concha

por Roberta Freitas

17 Março 2022

Para pintar as paredes em lugares difíceis use o truque da concha

Repintar as paredes ou qualquer outra superfície em que se possa trabalhar com pincéis, é um trabalho metódico e repetitivo, mas também simples e automático, desde que a área a ser pintada não tenha rugosidades ou fissuras particulares. Mas quando, por exemplo, nos aproximamos dos batentes das portas, de uma janela ou de algum outro elemento que interrompa a regularidade da superfície, devemos ter um cuidado especial para que o véu de tinta cubra tudo, sem fazer sujeira e sem pintar as peças que não precisam ser pintadas.

Assim, em espaços apertados ou difíceis, um método que está enlouquecendo os usuários das redes sociais, o chamado método "concha", pode ser muito útil. Confira do que se trata.

Video Tutorial via @kdcares1/TikTok

Video Tutorial via @kdcares1/TikTok

Se trata do uso de um pincel comum de uma maneira um pouco diferente daquela habitual, como você também pode ver no vídeo do TikTok do usuário chamado @kdcares1.

Carregue o pincel de tinta como de costume e o apoie verticalmente, de modo não plano, na parede.
2. Pressione de forma a espalhar todas as cerdas em um padrão radial, para criar a forma de uma concha.
3. Mantendo esta posição, com o leque de cerdas bem distribuídas, desça verticalmente na parede.

Isso irá criar um véu uniforme, mas fino, sem lacunas e listras, como às vezes acontece ao usar pincéis planos. Além disso, aproximando as cerdas do batente de uma porta (por exemplo), será possível espalhar a tinta o quanto for necessário sem criar confusão ao redor daquela zona. Resumindo, você pode fazer um trabalho de precisão com um pincel normal.

Alguns truques:

  • Use pincéis de média/baixa qualidade, pois à força de abrir as cerdas na parede elas serão danificadas mais rapidamente. Apenas se certifique de que eles tenham cerdas macias o suficiente para que possam dobrar como desejado.
  • Use o método com tinta bastante líquida e em partes da superfície onde haja espaço suficiente para que o pincel se espalhe completamente.

Com essa técnica você também pode criar vários efeitos, para que a tinta fique mais grossa ou mais fina, e também dependendo de como você move o pincel (em círculo, verticalmente, horizontalmente), você notará diferentes acabamentos na superfície a ser pintada.

Além disso, a segunda demão de tinta também é mais fácil de aplicar, pois a primeira já é mais uniforme. Você já experimentou o método da concha?