Aumente a potência do seu Wi-Fi em casa usando papel alumínio: descubra o truque
Usar a conexão de internet em casa é uma necessidade que agora se tornou praticamente primordial no dia a dia e, na grande maioria dos casos, o sinal que usamos é o sinal wireless de um roteador, portanto uma conexão Wi-Fi. No entanto, nem sempre o roteador consegue enviar um sinal forte: as causas podem ser diversas, a começar pela baixa potência e qualidade da conexão upstream, mas é possível aumentar esse sinal com um simples truque.
Na verdade, você pode usar o papel alumínio que usamos para cozinhar: com um custo mínimo, você pode mudar bastante a experiência de navegação em todos os dispositivos. Continue a ler para saber mais.
Tudo o que precisa ser feito é criar uma barreira com o filme de alumínio, para ser colocado logo atrás do roteador: desta forma o sinal não se dispersa, mas "salta" na parede de metal e é direcionado de volta para o resto da sala. A extensão do sinal aumenta assim, mas também a sua força: de fato a conexão se torna um pouco mais rápida e também mais estável.
Tudo isso também foi objeto de um estudo realizado no Dartmouth College, nos Estados Unidos: os pesquisadores, nesse caso, pegaram latas de refrigerantes ou cerveja e as colocaram atrás de diferentes tipos de roteadores, cobrindo-as também com papel alumínio e mudando as formas ligeiramente de vez em quando, otimizado precisamente para redirecionar o sinal como eles queriam, evitando que ele se perdesse na direção em que não era necessário.
É também uma medida de segurança
Esse truque também consegue melhorar a segurança da conexão: qualquer hacker acha mais difícil acessar conexões privadas porque o sinal não chega do lado de fora da sala/casa para que eles possam se conectar e depois entrar nos vários dispositivos conectados ao Wi-Fi.
É um mecanismo que também pode ser aplicado, por exemplo, a sinais de rádio se houver interferência na residência entre vários dispositivos.
Resumindo, com um gasto mínimo você pode tentar melhorar um sinal ruim, tornando-o mais potente e também seguro: você já tentou?