Você tem pouco tempo para se dedicar às plantas? Descubra quais você pode cuidar uma vez por semana, ou menos

por Roberta Freitas

09 Abril 2022

Você tem pouco tempo para se dedicar às plantas? Descubra quais você pode cuidar uma vez por semana, ou menos

Ao escolher uma planta para inserir em casa, todas as condições de cultivo que podemos garantir devem ser levadas em consideração: tanto as do ambiente em que ela crescerá - portanto, temperaturas médias, luminosidade, umidade; do que aqueles que dependem da nossa capacidade de cultivo.

Se não tivermos tempo ou experiência com plantas, o melhor é tentar cultivar aquelas que exigem menos cuidados, e que podem ficar por longos períodos sem serem regadas. Aqui estão algumas variedades que podem ser adequadas para você, se você tiver essa necessidade.

Pothos

Pothos

rawpixel.com

O pothos pode viver mesmo em períodos de calor seco, ambientes com ar sem umidade, cômodos com poeira, cantos escuros, e também resistir a casos de seca prolongada. São variedades de trepadeiras com belas folhas em forma de coração, que podem crescer em uma grande variedade de suportes. Elas não gostam de luz direta.

Quanto à rega, o fato de serem coriáceas não significa que seja possível esquecê-las: quando as temperaturas sobem no verão (ou já na primavera), lembre-se de verificar o estado do solo pelo menos uma vez por semana e quando o encontrar completamente seco, regue. Use pires apenas na primavera e no verão e evite a estagnação excessiva da água

Begônias

Begônias

Pixabay

Existem vários tipos de begônias e algumas também são muito fáceis de encontrar em quase todos os lugares, desde o precioso rex até a voluptuosa tuberosa, mas geralmente todas as begônias adoram lugares protegidos da luz solar direta, especialmente no verão, em locais onde as temperaturas são muito altas.

Essas plantas precisam de pouca água, e se você as regar abundantemente, mesmo no verão você pode lembrar de regá-las a cada 10-15 dias - exceto nos períodos de pior calor, quando é bom verificar as condições do solo pelo menos uma vez por semana. Lembre-se sempre de colocá-las em vasos com bons orifícios de drenagem e um solo bem dissolvido que não crie água estagnada.

Cacto

Cacto

pexels.com

Os cactos são uma família muito grande de plantas de muitos tipos diferentes, mas todas tendem a sobreviver em condições ambientais extremamente difíceis. Embora existam variedades que precisem de água com mais frequência do que outras, os cactos geralmente sofrem de podridão da raiz por excesso de água. Portanto, se certifique de regar apenas quando a terra estiver realmente completamente seca.

Coloque-os em ambientes muito claros: alguns resistirão mesmo em espaços com menos luz, mas seu crescimento será sacrificado e provavelmente você dificilmente os verá florescer.

Zamioculcas zamilifolia

Zamioculcas zamilifolia

pexels.com

É a planta que se pode - quase - esquecer: pode sobreviver mesmo em ambientes mal iluminados e pode durar muito tempo sem água. É uma das plantas de apartamento mais populares, que podem ficar em locais mal iluminados e resistir por muito tempo sem precisar de uma temperatura mínima que nunca caia abaixo de 15° C, e se você a colocar em uma área clara ou ao sol, deverá ser regada com um pouco mais de frequência. Em áreas menos iluminadas (não no escuro, cuidado) você pode continuar sem ter que dar água por semanas no inverno ou por muitos dias no verão. Você entenderá o momento certo enfiando um dedo na terra: quando estiver seca, é hora de regar um pouco.