Manchas de água na louça após a lavagem? Alguns truques para evitá-las

por Roberta Freitas

14 Abril 2022

Manchas de água na louça após a lavagem? Alguns truques para evitá-las

Nunca é agradável abrir a máquina de lavar louça depois de terminar o ciclo de lavagem e encontrar vários copos e pratos manchados com vestígios esbranquiçados. São as manchas deixadas pela água dura que às vezes nos obrigam a lavar os vidros uma segunda vez para poder vê-los realmente brilhantes como gostaríamos.

Na verdade, isso acontece quando a água é rica em depósitos minerais, o que é comum à maioria dos sistemas hídricos urbanos e, para combater esse fenômeno, alguns cuidados úteis podem ser usados, como os listados abaixo.

  • Não exagere no detergente: o excesso desse sabão aumenta as chances de ficar com manchas de água na louça, já que ela fica coberta por uma camada invisível de sabão que retém os minerais presentes na água.
  • Não sobrecarregue sua máquina de lavar louça - a água não chega a todos os lugares da mesma forma, e enxaguar de forma desigual pode contribuir para o problema.
  • Use abrilhantador: tanto aqueles feitos especificamente para máquinas de lavar louça quanto algumas alternativas do tipo faça você mesmo são muito úteis. Você pode de fato usar vinagre branco, ou dissolver 2 colheres de sopa de ácido cítrico em 100 ml de água fervente.
  • Use sal: deve ser 100% cloreto de sódio. De fato, os sais para lava-louças são projetados, tanto em termos de tamanho de partícula quanto de composição, exatamente para evitar a formação de calcário nas tubulações localizadas antes da seção em que as várias pastilhas ou detergentes entram em ação. Muitas vezes, porém, na formulação do sal de cozinha há também outros agentes que não devem ser usados ​​na máquina de lavar louça.
  • Secar a louça à mão evita que se formem manchas brancas, por isso você que pode interromper o ciclo de lavagem antes de secar, o que também ajuda a reduzir o consumo.
  • No entanto, considere investir em um amaciante de água doméstico, que serve para neutralizar o excesso de íons de cálcio e magnésio, substituindo-os por sódio.

Existem, portanto, várias maneiras de evitar ter que levar para a mesa copos que, embora limpos, aparecem enevoados por um véu esbranquiçado ou manchados por aqueles pequenos halos deixados por depósitos minerais. Você tem outras maneiras favoritas de evitar esse problema?