Cultive uma planta de pistache a partir da fruta - é fácil e divertido!

por Roberta Freitas

14 Abril 2022

Cultive uma planta de pistache a partir da fruta - é fácil e divertido!

Os pistaches estão entre as frutas secas mais saborosas e apreciadas nas cozinhas de todo o mundo: existem variedades cultivadas em diferentes países que agradam a todos e, de fato, são usadas na preparação de iguarias doces e salgadas em muitos culturas diferentes.

A sua cor inconfundível, e o sabor ligeiramente salgado, de fato, combinam com muitos sabores diferentes e tornam os vários pratos ainda mais espetaculares. Mas, na verdade, o que comemos é a sua semente, que pode ser germinada como qualquer outra para fazer crescer a planta. É uma experiência divertida para fazer até mesmo com crianças: descubra como lendo o artigo a seguir.

Commons Wikimedia

Commons Wikimedia

Alguns esclarecimentos necessários:

  • Para que a planta de pistache produza frutos, será necessário ter duas plantas, uma fêmea e outra macho, como acontece com muitas outras espécies.
  • Além disso, nem todos os pistaches que costumamos comer são adequados para este experimento. Na verdade, costumamos comer os sem casca como petiscos, mas eles foram assados ​​e salgados. Isso impossibilita a germinação.
  • Quais usar? Você tem que pegar os frescos, que têm um sabor muito mais suave e são vendidos sem casca. São aqueles simplesmente recolhidos e descascados, não processados ​​de forma alguma, que são utilizados na confeitaria. Eles podem ser encontrados online, mas também em mercados ou supermercados bem abastecidos.

Chegamos então ao procedimento para cultivar uma planta de pistache.

Selecione os melhores pistaches para este procedimento: eles devem estar absolutamente intactos, livres de arranhões
2. Como a taxa de germinação dos pistaches não é muito alta, você deve escolher pelo menos uma dúzia
3. Coloque-os em uma tigela pequena com água, onde eles ficarão de molho por 24 horas.
4. Prepare uma bandeja de germinação (uma panela velha também serve), enchendo-a com uma camada de terra de boa qualidade. Recomendamos o da fibra de coco, que é mais resistente aos ataques de mofo e insetos graças às suas fibras inertes.
5. Cubra-os com uma fina camada de terra.
6. Coloque a bandeja inteira em um saco plástico hermético. Caso contrário, feche bem com película aderente, criando um efeito estufa.
7. Verifique o estado da bandeja a cada dois ou três dias, possivelmente borrifando um pouco de água para umedecer. O substrato não deve ser encharcado.
8. Após 4 dias, você deverá ver os brotos, que crescerão dentro de duas semanas.
9. Nesse ponto, prepare vasos de terra misturada com perlita e coloque as sementes que brotaram (e não estão estragadas por fungos ou apodrecem) no solo.
10. Quando nascerem as folhinhas, mude para vasos maiores.

Outras dicas:

  • Há quem coloque as sementes na geladeira por 4 semanas para estimular a germinação, antes de semeá-las em temperatura ambiente, principalmente se você mora em climas muito quentes.
  • Em vez de solo, você também pode germinar com papel higiênico: concluído o passo 3, pegue um pote grande de plástico com tampa, coloque um pouco de papel nele, polvilhe água para molhá-lo (não deve ser ensopado) e coloque as sementes nele. Depois cubra com mais papel, molhe também e feche a tampa.

Para mais informações, você pode conferir este vídeo.