A geladeira fica sempre ligada, mas alguns truques podem ajudar a reduzir o consumo

por Roberta Freitas

15 Abril 2022

A geladeira fica sempre ligada, mas alguns truques podem ajudar a reduzir o consumo

A geladeira, assim como o freezer, é um daqueles aparelhos que ficam constantemente ligados em casa, pelo menos nas casas onde há alguém o ano todo. Isso significa que consome eletricidade constantemente, o que a torna um dos custos fixos da casa que não pode ser ignorado.

É impensável, de fato, administrar uma casa sem poder contar com uma geladeira, mas como fazer para não consumir demais? Existem alguns pequenos truques que no final do ano podem afetar o orçamento familiar de forma positiva. Indicamos alguns deles a seguir.

Creativo

Creativo

A primeira coisa a fazer na hora da instalação é escolher um ponto longe de qualquer fonte de calor. Na verdade, é necessário evitar agravar o esforço de resfriamento de qualquer forma. Isso significa mantê-los protegidos não apenas da luz solar direta, mas acima de tudo bem longe de radiadores, fornos ou condicionadores de ar.
2. Lembre-se também de não deixá-los em contato com a parede da cozinha: deve-se sempre garantir uma distância de pelo menos 10 cm, para que os ventiladores não corram o risco de superaquecimento.
3. Algumas vezes por ano, aspire a parte traseira do aparelho para remover poeira e fiapos que se acumulam no condensador.
4. A temperatura ideal da geladeira gira em torno de 4 graus, que pode subir para 5 no inverno ou cair para 3 no verão.
5. Não sobrecarregue. Encher a geladeira com alimentos significa evitar que o ar circule dentro dela e isso muitas vezes cria um ambiente muito frio, prejudicial para os alimentos, mas a longo prazo também para a geladeira, que às vezes produz uma camada interna de gelo a ser eliminada.
6. Não os mantenha muito vazios também. Uma vez que é o alimento no seu interior que cria a massa térmica que ajuda o frigorífico a manter a temperatura, quando está vazio o sistema funciona continuamente para obter o mesmo resultado.
7. A menos que sejam modelos frost-free e muito recentes, a geladeira deve ser descongelada pelo menos uma vez por ano.

Certamente são conselhos intuitivos, mas é sempre bom lembrá-los para que você possa manter esses aparelhos caros e importantes nas melhores condições pelo maior tempo possível, evitando custos excessivos de eletricidade, mas também qualquer dano a ser reparado.