Você tem um tronco de árvore cortada no jardim? Transforme-o em uma escultura de flores

por Roberta Freitas

13 Abril 2022

Você tem um tronco de árvore cortada no jardim? Transforme-o em uma escultura de flores

Existem muitas razões que podem causar a derrubada necessária de uma árvore: doenças, medidas de segurança, condições ambientais adversas e muito mais, são fatores que podem fazer com que tenhamos um pedaço de tronco no jardim.

A parte da árvore que permanece firme ao solo, com as raízes ainda fortes agarradas a ele, é difícil de remover mecanicamente, e muitas vezes se decide esperar que ela apodreça sozinha ou de cortá-la rente ao solo. No primeiro caso, porém, é possível considerar a infelicidade de ter que cortar uma árvore como uma oportunidade para decorar o jardim de forma original. Os tocos que permanecem no chão são, de fato, floreiras potenciais verdadeiramente espetaculares.

Dependendo do uso pretendido, às vezes é necessário preparar o tronco. Se você quiser fazer um vaso para flores, ele será cavado: muitos buracos circulares grandes são feitos e gradualmente a parte central do tronco é eliminada, até que você tenha um buraco para preencher.

Se você quiser conservá-lo o maior tempo possível (de qualquer forma, será destinado a se desfazer com o tempo), é necessário selar a casca e a superfície cortada: se for uma essência dura, é melhor óleo de linhaça ou um verniz protetor; para madeiras mais macias é melhor usar cera dura ou verniz para madeira.

Você também pode inserir o pote de plástico dentro do buraco feito no tronco, mas sempre cuidando para criar canais de drenagem para a água, que não ficará estagnada ali.

Se não tratou a madeira e pretende que, ao se decompor ao longo do tempo, ajude a nutrir o solo para as plantas que vai inserir, pode "desinfetar" o tronco queimando a camada superficial da madeira, antes de encher com terra e plantar suas flores. 

Também é perfeitamente correto colocar as plantas diretamente nas fendas do tronco, devidamente preenchidas com terra, esperando que se desfaça e acabe nutrindo naturalmente o solo.

Encher de flores - bulbos ou plantas perenes ou plantas sazonais, não importa - é sempre espetacular, mesmo quando o toco está baixo.

Caso contrário, o tronco pode ser usado como porta-vasos, quase como se fosse uma coluna natural.

Também é muito bom colocar vasos de plantas que criem uma espécie de coroa colorida acima do tronco, como as petúnias.

Mas nada impede que você se entregue a qualquer arranjo de flores que se adapte às condições do seu jardim.

Se o tronco ficar muito alto, pode se tornar uma espécie de poste no qual muitos vasos podem ser fixados, desde que esteja firme no chão.

E se houvesse uma árvore com vários galhos, colocar vasos em cima de cada um criará a impressão de que as plantas nascem da própria árvore!

Você gostaria de decorar o seu jardim assim?