Lustre sujo e empoeirado? Saiba como limpá-lo da melhor forma

por Roberta Freitas

28 Abril 2022

Lustre sujo e empoeirado? Saiba como limpá-lo da melhor forma

Em qualquer ambiente da casa, a iluminação artificial é um componente fundamental: não só a nível estético, mas para tornar qualquer ambiente realmente confortável e agradável, lustres, projetores e abajures de todo o tipo são realmente indispensáveis.

De todas as luminárias que podemos usar, os lustres são as mais chatas de limpar. A menos que não fiquem pendurados bem baixos que possam ser facilmente alcançados com uma escada, você sempre tem que suar um pouco para colocar as mãos nos lustres (ou trocar as lâmpadas), mas é algo que é recomendável fazer pelo menos uma vez por ano para manter a luminária nas melhores condições.

Creativo

Creativo

A primeira coisa a garantir sempre que tiver de lidar com um lustre é ter uma escada muito estável e confortável, porque a nossa segurança está em primeiro lugar.
2. A segunda coisa que você nunca deve esquecer é trabalhar nesses dispositivos apenas quando estiverem desligados por um tempo, para evitar se queimar com a lâmpada ou, em qualquer caso, ter problemas com a corrente elétrica.
3. Antes de começar a trabalhar, então, tenha tudo o que você precisa pronto: se você precisar desmontar partes do lustre, ou se precisar usar ferramentas diferentes para limpar, é melhor tê-las à mão para não precisar subir e descer, e mover a escada mil vezes.

Quando você estiver pronto, remova o lustre, se necessário. E, nesse caso, prepare uma toalha ou outro pano para colocá-lo com segurança caso seja de materiais mais frágeis.

Dependendo do material do lustre, você pode usar diferentes métodos de limpeza. Geralmente eles são indicados pelos fabricantes, mas também existem diretrizes gerais que você pode consultar:

  • Vidro ou porcelana/cerâmica: use um pano de pó e remova a maior parte da sujeira. Se necessário, basta umedecer outro pano limpo para remover a sujeira mais difícil, sempre tomando muito cuidado para não atingir nenhuma parte em contato com os fios elétricos com água. Melhor se você puder remover as partes de vidro e lavá-las separadamente. Nesse caso, você pode usar água e uma gota de detergente ou até um pouco de vinagre.
  • Plástico: as indicações são semelhantes, mas nem sempre é aconselhável usar água a menos que seja estritamente necessário e é melhor evitar o vinagre.
  • Lustres de cristal: se não precisar desmontar tudo, use uma lata de ar comprimido. Caso contrário, existem produtos específicos para este tipo de lustres.
  • Metal: também para esse um pano para limpar o pó geralmente é mais que suficiente, caso contrário, mesmo produtos específicos para metal, sempre usados ​​em pequenas quantidades e aplicados diretamente no pano em vez de na superfície a ser lavada, são bons.
  • Papel ou tecido: aqui também a lata de ar comprimido é muito útil para remover a sujeira. Às vezes, nas indicações do produto são explicados os métodos com quais podem ser limpos ainda melhor, talvez apenas com alguns tipos de detergentes ou outros itens semelhantes.
  • Madeira: novamente, ar comprimido para iniciar e, em seguida, os produtos (mesmo faça você mesmo) que você usa para móveis de madeira podem ser usados. Lembre-se sempre de usá-los em panos e em pequenas quantidades, sem derramar ou borrifar diretamente na madeira.

Sempre deixe tudo secar bem antes de remontar as várias peças.