Tigelas e vasos feitos com serragem: descubra uma técnica de reciclagem fácil e divertida!

por Roberta Freitas

25 Maio 2022

Tigelas e vasos feitos com serragem: descubra uma técnica de reciclagem fácil e divertida!

A serragem, ou seja, todas as pequenas lascas de madeira misturadas com o pó que resta do trabalho de carpintaria, é um material residual que, na melhor das hipóteses, é usado para absorver manchas de sujeira molhadas em oficinas. Com um pouco de imaginação, no entanto, pode ser usada para fins artísticos: pode ser misturada com outras substâncias para criar uma massa de modelar que, uma vez seca, se torna sólida e robusta.

Em particular, a serragem é muitas vezes misturada com cola - principalmente de vinil - e com a mistura resultante há até quem faça esculturas. Abaixo, no entanto, relatamos dois tutoriais diferentes para criar tigelas de armazenamento ou até vasos para plantas.

 Video tutorial via Simply Sadu/YouTube

Video tutorial via Simply Sadu/YouTube

O primeiro tutorial, que você pode assistir neste vídeo aqui, mostra como misturar lascas de madeira e pó de madeira (como o que fica depois de lixar as superfícies) com cola de vinil. As quantidades dependem do material disponível. A cola utilizada neste caso (Favicol) é multifuncional, indicada para papel, papelão, tecidos e muito mais. Portanto, cola de vinil branca simples, de qualquer marca, pode ser uma boa substituta.

Em uma tigela pequena de plástico para ser dedicada apenas à esse tipo de tarefas, misture os dois tipos de serragem (em partes iguais, de preferência) e, em seguida, adicione aos poucos a cola líquida para obter uma consistência maleável e pegajosa, mas que se desprende das paredes da a tigela sem esfarelar.

Neste ponto, você pode usar a mistura obtida como visto no vídeo, preenchendo o interior de algumas tigelas pequenas e recriando a parte côncava com os dedos, ou você pode pegar as tigelas que deseja usar como modelo e virar, cobrindo assim o exterior com a pasta de serradura.

Deixe secar em um local seco e talvez até ao sol: dependendo do tamanho e da espessura de seus artefatos, pode levar até alguns dias.

Quando o objeto estiver certamente seco, separe-o cuidadosamente da tigela com uma faca e, em seguida, use um produto de acabamento, algum verniz transparente (acabamento acetinado ou brilhante, conforme desejado) que criará uma pátina protetora para durar mais. A serragem tende a absorver muito, então seja generoso.

Video tutorial via Maria Amélia Mendes - Healthy and Sustainable Living/YouTube

Video tutorial via Maria Amélia Mendes - Healthy and Sustainable Living/YouTube

Caso você queira usar sua pasta de serragem para modelar um vaso, os passos são bem parecidos, mas é preciso ter muito cuidado para impermeabilizar bem os dois lados do vaso.

Depois que o vaso modelado estiver seco, você pode passar algumas demãos de cola vinílica, e quando esta estiver completamente seca também usar um impermeabilizante para a madeira: pode ser um verniz transparente feito só para isso, ou até borracha líquida ou uma mistura de uma tampa de cola de silicone líquido, uma tampa de álcool 70% e etanol (combustível de carro) suficiente para criar uma mistura viscosa que pode ser facilmente espalhada com um pincel.

Gostaria de usar esta técnica para criar vasos com formas totalmente personalizadas?