Você sonha com um jardim perfumado? Descubra quais plantas escolher

por Roberta Freitas

16 Maio 2022

Você sonha com um jardim perfumado? Descubra quais plantas escolher

Imagine passear no seu jardim, ou na varanda, e sentir o cheiro de alguma planta levado pelo vento: é uma das maravilhas da natureza que podemos desfrutar facilmente, se escolhermos as plantas certas.

Existem muitas espécies de arbustos, plantas herbáceas e até árvores que têm flores perfumadas ou mesmo folhas, mas algumas são mais fáceis de encontrar e cultivar do que outras, para criar áreas no jardim que não são apenas bonitas de se ver, mas também cheirosas. Além disso, muitas vezes as plantas que têm aromas naturalmente inebriantes (portanto, não aquelas criadas ad hoc com hibridizações como certas rosas) são apreciadas pelos insetos polinizadores, então inseri-las em nossos cantos verdes é um prazer para nós e um gesto de bondade com o ecossistema. Abaixo indicamos cinco das mais comuns.

Lavanda

Lavanda

Creativo

Esta planta não só tem um aroma muito agradável, que se sente quando a folhagem é movida pelo vento ou quando tocamos nos ramos, como também é uma das mais queridas pelos insetos polinizadores. Escolha um local para ela onde possa ser alcançada pelo sol o máximo de tempo possível.

É uma planta pouco exigente, que resiste mesmo a períodos de seca, verões áridos e também adora zonas ventosas. Se colocada no lugar certo, com solo bem drenado, ela rapidamente ocupa o espaço disponível ao preencher a área com vegetação densa com folhas prateadas, que também são tão perfumadas quanto as suas flores. Existem diferentes tipos de lavanda, mas quase todas elas se tornam arbustos com uma altura máxima de cerca de 50 a 70 cm.

Camomila

Camomila

pxfuel.com

A camomila (Matricaria camomila), que muitas vezes é confundida com a chamada “falsa camomila”, da qual se diferencia justamente por ter um aroma muito agradável e intenso, é uma planta que cresce espontaneamente, mas também pode ser facilmente cultivada.

A melhor exposição é o sol pleno, e prefere solos secos - mesmo os pobres. Muitas vezes deve ser regada apenas enquanto as plantas são pequenas e jovens, mas quando o mato tomou posse da terra é praticamente autônoma, portanto excelente para jardins de baixa manutenção.

Eucalipto (Eucalyptus globulus)

Eucalipto (Eucalyptus globulus)

picryl.com

Se, além dos arbustos, você também procura plantas maiores, pode considerar o eucalipto, em particular a variedade "globulus", muito popular por suas folhas caracterizadas por uma cor cinza-azulada com toques de branco. O eucalipto adora sol pleno, o que dá às folhas uma cor intensa, mas consegue crescer mesmo em leve sombra parcial. São plantas rústicas que toleram até temperaturas frias, embora prefiram climas quentes.

Por outro lado, eles não toleram a estagnação da água de qualquer tipo, por isso é necessário colocá-los em solos muito drenantes e não exagerar nas regas, que em qualquer caso são usadas apenas na fase de plantio e no primeiro crescimento.

Jasmim (Jasminum spp.)

Jasmim (Jasminum spp.)

Commons Wikimedia

Entre os aromas mais inebriantes, doces e inconfundíveis que podemos encontrar na natureza está o jasmim. Assim como a lavanda, é um perfume que ajuda a relaxar tanto que é recomendável manter as plantas perto dos quartos (ou dentro deles, se houver condições de cultivá-las em vasos). É uma planta trepadeira, muito bonita em treliças de muros ou mesmo em cercas.

Embora prefiram climas quentes, podem crescer mesmo onde os invernos são moderadamente severos, embora precisem ser colocados em locais protegidos do vento. A exposição ideal é clara e preferencialmente ensolarada, mas também pode ser com pouca luz, especialmente durante as horas mais quentes do dia.

Melissa (m. officinalis)

Melissa (m. officinalis)

Pixabay

Muito parecida com menta em aparência e cuidado, a erva-cidreira tem um delicado cheiro cítrico (e sabor) que a torna verdadeiramente única. Suas propriedades calmantes são conhecidas, até mesmo para o estômago.

A erva-cidreira adora o sol e cresce bem em temperaturas entre 18 e 25 graus. Assim como a hortelã, com a chegada da estação fria tende a perder a parte aérea, mas volta a crescer na primavera. É uma planta muito resistente, também adequada para uso ao ar livre, e se propaga muito rapidamente, tanto que muitas vezes são encontrados pequenos espécimes que crescem ao redor da planta mãe, mesmo entre as rachaduras de um piso externo. Perfumada e com propriedades calmantes conhecidas, é uma planta que vale a pena ter em casa.