Spray multiusos: descubra quando seria preferível não usá-los

por Roberta Freitas

05 Junho 2022

Spray multiusos: descubra quando seria preferível não usá-los

Quem de nós não tem alguns frascos de um limpador multiuso prontos para pulverizar sempre que houver algo para limpar? Os sprays multiusos são aliados realmente convenientes para as tarefas domésticas, mas nem sempre podem ser a solução mais adequada para ser usada em todas as superfícies.

Dependendo dos componentes, podemos entender que nem sempre eles podem funcionar em todos os lugares: aqueles com alvejante correm o risco de descolorir tecidos ou estragar o acabamento de materiais delicados, mas e outros com composições menos "agressivas"? Continue lendo para descobrir quando seria melhor evitá-los.

Pexels, Pixabay

Pexels, Pixabay

  • Superfícies a desinfetar: os sprays multiusos, exceto aqueles com componentes desinfetantes, não higienizam. Eles limpam, é claro, mas não são necessariamente capazes de eliminar germes e bactérias. Portanto, é melhor usar desinfetantes, especialmente para evitar casos de contaminação cruzada nos alimentos. Um caso, por exemplo, são tábuas e facas usadas para cortar carne crua ou peixe.
  • Vidro: sejam janelas ou espelhos, é sempre melhor dar preferência a produtos projetados para essas superfícies. Podem ser os que você compra ou os que você faz em casa, portanto formulações à base de álcool, amônia ou vinagre que são mais eficazes no desengorduramento sem deixar resíduos e pátinas indesejados.
  • Mofo: quando você precisa ter certeza de remover não apenas manchas escuras, mas especialmente esporos de mofo ou outros fungos, você precisa de produtos adequados. Um pouco como as superfícies a serem desinfetadas. Sabão e água, ou a composição de sprays multiuso, não são suficientes. Você precisará de algo que tenha, por exemplo, água sanitária ou peróxido de hidrogênio.
  • Chuveiro e banheira: remover resíduos de sabão com outro sabão não ajuda. Aqui, então, devemos recorrer às substâncias que são capazes de desengordurar e higienizar. Os remédios caseiros incluem aqueles que também contêm vinagre, suco de limão ou peróxido de hidrogênio.
  • Forno: no caso do forno, um spray multiuso ajuda, mas não faz todo o trabalho. Melhor economizar tempo e esforço e usar imediatamente os produtos adequados, até mesmo produtos domésticos, que dão resultados comprovados.
  • Manchas: é uma categoria genérica, sabemos disso, mas especialistas dizem que no caso de líquidos e substâncias que acabam manchando uma superfície (principalmente se for um tecido), é preferível usar detergentes enzimáticos.
  • No caso particular da limpeza de tecidos, existe o risco de os produtos multiusos causarem a descoloração do tecido.

Em suma, não há problema em usar sprays multiusos para uma limpeza rápida, ou em qualquer caso em que não haja necessidade de se preocupar em eliminar germes ou mofo, mas para casos especiais como esses, é melhor recorrer imediatamente a soluções específicas.