Cuide dos seus pés com estes tratamentos caseiros naturais para calosidades

por Roberta Freitas

12 Junho 2022

Cuide dos seus pés com estes tratamentos caseiros naturais para calosidades

Calos e calosidades nos pés são condições comuns a muitas pessoas: seja por culpa da postura ou pela distribuição irregular do peso, às vezes até pelo tipo de calçado habitualmente usado, acontece a todos de se encontrarem com a pele endurecida do pé que não raramente também causa alguma dor.

De fato, a vermelhidão às vezes é notada ao redor dos discos de pele mais grossa e geralmente é acompanhada por uma sensação desagradável. Quanto maior e mais espessa for a área da pele endurecida, maior a probabilidade de ser desagradável lidar com ela. Nos casos mais graves é bom entrar em contato com um profissional, mas quando ainda não houver uma situação muito grave, pode ser suficiente recorrer a alguns remédios naturais, que também são bons para a pele seca ou para cancelar a sensação de cansaço nos pés. Indicamos alguns deles a seguir.

Pixabay

Pixabay

Um aviso importante: quando há muita pele engrossada e você quer eliminá-la completamente, ao invés de recorrer a lâminas de barbear (mesmo as especiais), é sempre recomendado agir por esfoliação. É preferível, de fato, suavizar a pele endurecida com um banho de pés morno ou quente e, em seguida, usar uma pedra-pomes para raspar a camada de pele morta.

Para isso, os melhores remédios para experimentar em casa são os banhos para os pés ou até mesmo esfoliações do tipo faça você mesmo.

  • Esfoliante de sal: em uma tigela pequena misture uma colher de sopa de óleo de coco com cinco de sal de mesa (mesmo o grosso). Em seguida, adicione 3 gotas de óleo essencial de menta (como alternativa, alecrim ou tomilho são frequentemente usados para os pés). Se o óleo de coco estiver muito sólido, aqueça-o apenas o suficiente para permitir que ele se misture com o sal, mas não muito, caso contrário você dissolverá o próprio sal. Na verdade, será suficiente massagear com as mãos para derreter o óleo. Insista nas partes mais difíceis do pé e depois enxágue com água morna. Em vez de sal, você também pode usar açúcar ou sal de Epsom.
  • Esfoliante de açúcar e mel: misture 3 ou 4 colheres de sopa de açúcar de cana cru com a mesma quantidade de mel. Massageie como no caso anterior e enxágue cuidadosamente.
  • Escalda-pés com sal Epsom e óleos essenciais: despeje 5 litros de água quente em uma bacia, adicione cerca de 30 gramas de sais de Epsom e depois 5 gotas (ou um pouco mais) de um óleo essencial de sua escolha. Além dos indicados no primeiro remédio, você também pode usar o de rosas, ou mesmo água de rosas.
  • Máscara de iogurte hidratante: se o problema for principalmente a pele seca, você pode ocasionalmente hidratá-la com uma máscara do tipo faça você mesmo. Misture 50 gramas de iogurte, 1 colher de óleo (oliva, coco, amêndoa doce), 3 colheres de leite e 1 colher de mel. Massageie bem os pés até que sejam absorvidos (ou quase), depois coloque meias leves e deixe-as trabalhar durante a noite, enxaguando os resíduos na manhã seguinte.

Você tem um método favorito para cuidar de seus pés?