O truque do papel molhado para não chorar cortando cebolas: realmente funciona?

por Roberta Freitas

22 Maio 2022

O truque do papel molhado para não chorar cortando cebolas: realmente funciona?

A web nos dá muitas curiosidades todos os dias, e muitas vezes também nos ajuda a encontrar uma solução para algum problema que encontramos, mas você já pensou em como evitar chorar ao cortar cebolas? É verdade que há pessoas para quem isso não é realmente um problema, e outras que são muito mais sensíveis que se encontram com os olhos vermelhos e lágrimas escorrendo pelo rosto em um piscar de olhos.

Uma dessas pessoas da segunda categoria havia expressado seu problema diário em um vídeo do TikTok que se tornou viral graças à resposta de outro usuário, que compartilhou um truque ainda não conhecido por todos: o papel molhado.

Commons Wikimedia

Commons Wikimedia

No vídeo de resposta, de fato, Sally explica que a razão pela qual choramos ao cortar as cebolas se deve ao fato de que o ácido contido neste vegetal, que é liberado quando as cortamos, é atraído pela água e a fonte mais próxima de água que encontra são geralmente os olhos de quem as está cortando, ou mesmo o nariz.

É por isso que colocar um pouco de papel de cozinha molhado ao lado da tábua de corte onde as cebolas são cortadas evitará que o ácido chegue aos nossos olhos.

Mais especificamente, as cebolas cortadas criam um composto químico chamado sin-propanethial-S-oxide. Quando esse gás atinge os olhos, ele reage com a água dos canais lacrimais, causando irritação.

Várias pessoas, no TikTok, mas também fora, testaram esse truque: para alguns funcionou muito bem, evitando o choro indesejado mesmo depois de horas de trabalho árduo de cortar cebolas. Outras pessoas, por outro lado, descobriram que, no máximo, pode ajudar a mitigar a irritação dos olhos.

Mas também há outro truque no TikTok para evitar o problema: já que - ao que parece - o ácido é encontrado principalmente na raiz do bulbo, deixar essa parte intacta enquanto corta o resto garante que o ácido não seja liberado. É menos prático, claro, mas há quem quisesse experimentar e parece que, de fato, ao cortar a parte das raízes não houve problemas, mas quando estas foram separadas do resto do bolbo, o ácido foi para os olhos, e as lágrimas vieram.

Esses truques funcionam para você?