Precisa arrumar o guarda-roupa? Veja estas dicas úteis!

por Roberta Freitas

24 Maio 2022

Precisa arrumar o guarda-roupa? Veja estas dicas úteis!

Manter a ordem na casa é um trabalho contínuo, mas pode ser facilitado se todos os espaços forem organizados da maneira mais eficiente desde o início. Às vezes você percebe qual é o melhor método para arrumar e dividir o espaço dentro dos móveis somente depois de usá-los por um tempo, mas ainda é bom começar imediatamente com o pé direito e, eventualmente, ajustar as coisas depois.

No caso de um guarda-roupa, de fato, é fácil cair no caos em apenas alguns dias: na verdade, basta colocar roupas e acessórios de qualquer jeito que imediatamente as prateleiras e vários compartimentos ficam cheios e desorganizados e você acaba desperdiçando recursos úteis, sem saber o que fazer, de tudo o que não cabe no compartimento ou no móvel.


O primeiro critério para arrumar as roupas é dividi-las por categoria: as macrodistinções são obviamente entre roupas para as estações frias e quentes, e depois por tipos de roupas. Na hora de montar o guarda-roupa é bom usar a cama ou uma mesa para colocar todos os itens nela, e assim começar a dividi-los. Sirva-se também de cestas e caixas: você terá uma ideia clara de tudo o que tem e de quanto espaço precisa encontrar e entenderá quais coisas você pode arrumar nos cabides e quais vão para as prateleiras ou gavetas.

Principalmente no caso de closets e em todos os casos em que o sortimento de roupas e acessórios fica sempre à vista, também é bom dividir as peças por cor: o impacto visual é mais bonito, tanto que cada grupo de roupas vai decorar de fato o ambiente, e também será mais fácil montar os looks que você precisa no dia a dia.

Aproveite todo o espaço disponível: se necessário, portanto, use quaisquer acessórios para preencher as superfícies disponíveis. Podem ser os bolsos para pendurar nas portas, que servem para sapatos e acessórios diversos, além de trilhos, ganchos e afins.

Você pode pendurar mais coisas no mesmo bastão criando "aglomerados" de cabides, ou usando aqueles que tenham formas particulares para poder pendurar lenços, gravatas, cintos e cachecóis.

Se você perceber que há mais espaço acima do bastão onde as roupas estão penduradas, equipe-o com prateleiras extras: você arrumará sem empilhar nada e será mais fácil procurar e guardar os objetos.

Nas prateleiras, então, você pode se servir das divisórias verticais, que servem para manter as pilhas de roupas dobradas e acessórios separados, sem o risco de depois na hora de procurar algo ter que vasculhar por todos os lados e deixar cair ou mover objetos.

Para aumentar a impressão de ordem e melhorar a estética de todo o set-up, use cabides, cestos e acessórios para organizar todos do mesmo tipo. Cabides todos iguais ou de alguns tipos diferentes e usados em blocos, assim como cestos e caixas do mesmo material e com padrões e cores semelhantes ajudam a coordenar o visual de um armário cheio de tantas coisas diferentes.

Faça uso de qualquer tipo de recipiente que você possa precisar: especialmente em closets que são cômodos mais ou menos grandes, a poeira sempre se forma, então proteja melhor tudo o que for possível com caixas e estojos.

Como você organizou o seu guarda-roupa?