Barris como floreiras e móveis originais: recicle-os para decorar o jardim com um charme rústico

por Roberta Freitas

27 Maio 2022

Barris como floreiras e móveis originais: recicle-os para decorar o jardim com um charme rústico

As barricas de vinho sempre estiveram entre os objetos mais cobiçados por quem gosta de decorar em estilo rústico: tanto em casa quanto, mais ainda, no jardim, são de fato o material que se presta a se tornar um elemento que mobília de uma maneira bonita e útil. Eles podem facilmente se tornar floreiras muito cênicas, mas com um pouco de trabalho você também pode fazer móveis ou até fontes. E se sobram os círculos de ferro depois de um trabalho, você também poderá encontrar um uso criativo para eles.

Existem muitos projetos de bricolage para decorar o jardim com barris, e eles também se adaptam a barris de diferentes tamanhos: talvez, portanto, não apenas os de vinho, mas também os de algum licor. Dê uma olhada nas ideias abaixo e você pode encontrar barris antigos para comprar online em minutos.

Cortados ao meio, eles assumem a forma de cubas (e, de fato, até essas são perfeitas para muitos projetos de decoração de jardins: basta enchê-las com terra, fazer alguns furos de drenagem e estão prontas para receber as flores.

Ficam lindos também para aqueles cenários bem cenográficos em que o recipiente parece derramar as flores no chão.

Imagine alinhá-los nas laterais de uma estradinha: eles se tornam muitos vasos de flores um após o outro que você pode usar para plantas ornamentais, mas também para ervas e algum tipo de legumes: assim, até um pátio estreito e longo se transforma em um canto verde que é fácil de gerenciar. 

Se você deseja plantar um arbusto bastante alto (sempre verifique se eles toleram ficar um pouco apertados com as raízes), é muito bom cobrir o solo com musgo!

Uma floreira que também é fonte: uma combinação perfeita se pretende plantar espécies aquáticas. Se, por outro lado, você quiser decorar a fonte usando (talvez nas bordas) sedums, echeverias ou suculentas altas, você terá que garantir que o jato de água termine em um ponto separado da bandeja com o solo em que essas plantas afundam suas raízes.

Vários barris (ou cubas de madeira) dispostos em um declive, de modo que um despeje água no inferior do outro: é uma linda fonte em cascata.

As maiores e mais altas transformam-se em mesas ao ar livre verdadeiramente irresistíveis.

Você também pode usá-los como base para inserir um poste para as luzes do jardim.

Há quem os converta em braseiros originais.

Como dissemos, se por acaso os círculos de ferro permanecerem quando você transforma os barris de madeira em móveis de exterior, você pode se deliciar usando-os para esculturas decorativas.

Você já usou barris de madeira para decorar o jardim?