Manchas pretas nas folhas das rosas? Saiba como curá-las

por Roberta Freitas

29 Maio 2022

Manchas pretas nas folhas das rosas? Saiba como curá-las

A chamada "mancha preta" é uma doença que frequentemente afeta muitos tipos de rosas, e é de natureza fúngica (Diplocarpon rosae). Aparece como uma série de manchas pretas ou roxas escuras e basicamente circulares, que aparecem nas folhas, muitas vezes cercadas por halos amarelos. As folhas afetadas por essas manchas costumam cair antes das outras como se já estivessem secas.

Embora seja um problema bastante frequente e muitas vezes esquecido, na verdade reduz seu vigor. Portanto, quando é muito grande ou afeta uma planta pequena ou que já está com dificuldades para se desenvolver, é necessário agir prontamente. Como controlar esse fenômeno e manter nossas roseiras seguras? Continue a ler para saber mais.

Creativo

Creativo

Os principais especialistas em horticultura, embora reconheçam o problema deste fungo, continuam a recomendar o uso de pesticidas e remédios químicos exclusivamente como último recurso e em qualquer caso em doses mínimas. Os métodos preventivos devem, portanto, ser sempre preferidos (escolha cuidadosa das plantas mais resistentes, consultando variedades e cultivares), mantendo as condições de higiene no cuidado da horta e explorando os inimigos naturais de muitas pragas.

Remédios não químicos:

  • Recolher e destruir (geralmente com fogo) as folhas caídas no outono, ou
  • Enterrá-las sob uma espessa camada de cobertura morta (pelo menos 5 cm) de origem natural. Isso protegerá as plantas do frio do inverno, reduzirá a perda de umidade do solo, decorará canteiros de flores e impedirá o crescimento de ervas daninhas. E também funciona para evitar a propagação do fungo, portanto, o aparecimento de manchas pretas nas plantas vizinhas.
  • A cobertura recomendada é a de casca de árvore, composto maduro, estrume, cascalho, areia e flocos de ardósia.
  • Ao podar as rosas no outono, remova os galhos que estão danificados e, se notar outros no final do inverno e início da primavera, corte-os também: isso atrasará o possível aparecimento da doença fúngica.
  • Recolha todas as folhas manchadas de preto que caíram e destrua-as (elas podem ser queimadas, por exemplo) para que os esporos não se espalhem.

Depois, há uma série de remédios tópicos e do tipo faça você mesmo que você pode experimentar: no entanto, lembre-se de que eles devem ser usados ​​assim que os primeiros sintomas aparecerem, caso contrário, terão pouca eficácia.

  • Bicarbonato de sódio: derreta uma colher de chá em um litro de água em um borrifador. Adicione também uma colher de chá de detergente líquido (de preferência orgânico). Melhor que o detergente de louça é o sabonete de Marselha ou sabonete de potássio suave, mas ambos com formulação "pura", sem aditivos, perfumes e muito mais. Polvilhe sobre as folhas abundantemente. Funciona melhor como um método preventivo, evitando que o fungo crie raízes.
  • Fungicida orgânico possivelmente seguido de óleo de Neem: fungicidas orgânicos são geralmente sabões hortícolas (como potássio macio) aos quais é adicionado o enxofre. E são sempre aplicados diluindo tudo em água de acordo com as instruções e polvilhando nas folhas. Se você usou um produto à base de enxofre, pode usar o óleo de Neem: ele pode penetrar na planta, portanto, basta administrá-lo uma vez, e melhor fazê-lo quando as temperaturas ainda não estiverem altas ou nas horas mais quentes do dia, porque corre o risco de queimar as folhas.

Você já teve algum problema com a mancha preta nas rosas?