Cochonilha em suas plantas? Descubra como salvá-las com métodos simples

por Roberta Freitas

06 Junho 2022

Cochonilha em suas plantas? Descubra como salvá-las com métodos simples

Cultivar plantas, sejam elas ornamentais ou de jardim, significa não apenas garantir que elas cresçam nas melhores condições, mas também protegê-las muitas vezes de animais e parasitas. Um tipo de inseto que muitas vezes danifica as plantas e se não for eliminado leva à sua morte é a chamada cochonilha. Este termo indica uma série de insetos fitófagos, ou seja, aqueles que se alimentam da seiva das plantas.

Os primeiros sinais que devem disparar o alarme são a decomposição de folhas e flores que, num exame mais atento, também é acompanhada pela presença de muitas formigas ou - ainda mais - de concreções brancas ou melada (substância pegajosa) nas folhas, caules ou até flores. De fato, as formigas se alimentam dessa melada que é secretada pelas cochonilhas e, "em troca", protegem as larvas dos parasitas.

A primeira forma de defesa que devemos oferecer à planta é a remoção manual de insetos e formações brancas. Em seguida, passamos a tratar a planta com sabonetes inseticidas ou remédios do tipo faça você mesmo, como os indicados abaixo.

Com álcool

Se a infestação for pequena e detectada precocemente, pode ser suficiente usar álcool isopropílico 70% (ou mesmo uma concentração menor).

Despeje um pouco de álcool em uma pequena tigela de água (mais ou menos na proporção 50/50, ou até mesmo aumentando um pouco a quantidade de água)
2. Mergulhe uma bola de algodão na solução
3. Esfregue suavemente onde quer que você veja os insetos brancos e formações.

Se você não tiver certeza da reação que a planta terá, tente esfregar essa mistura em um pequeno pedaço de folha e verifique por dois dias se parece haver marcas de queimadura nela. Se nada acontecer, você pode prosseguir com o tratamento.

Alternativamente, você pode adicionar algumas gotas de detergente orgânico ou sabão de Marselha à mistura de água e álcool e, em seguida, despeje tudo em um borrifador. Em seguida, pulverize o produto assim preparado na planta e esfregue suavemente com algodão.

Quando a planta infestada for um cacto, ou se os insetos forem encontrados em caules rígidos e lenhosos, você pode passar o produto mesmo com uma escova de dentes velha de cerdas macias.

Recomenda-se repetir esses tratamentos duas vezes por semana até que você não veja mais sinais de cochonilha.

Quanto aos sabões que você pode usar, no entanto, você pode escolher entre:

  • sabão de potássio macio, ou o sabão "amarelo da vovó", que no entanto é composto de apenas três ingredientes, ou seja, água, um óleo vegetal (geralmente coco) e hidróxido de potássio.
  • sabonete puro de Marselha, composto por água, um óleo vegetal e soda cáustica.
  • sabão de Castela (mistura de diferentes óleos vegetais, água e soda cáustica).

Sabonetes deste tipo são diluídos em água (cerca de 4 colheres de sopa por litro) e polvilhados na planta.

Você já usou remédios semelhantes para salvar suas plantas das cochonilhas?