Reciclagem de papel: você conhece todas as maneiras de reutilizá-lo em casa?

por Roberta Freitas

12 Junho 2022

Reciclagem de papel: você conhece todas as maneiras de reutilizá-lo em casa?

De todo o lixo que produzimos em casa, aquele que acaba na coleta de papel é talvez aquele que poderíamos evitar quase completamente de criar. Aliás, o papel, entre os vários materiais que usamos para o lixo, é aquele que pode ser usado mais facilmente em casa. Jornais, alguns tipos de folhetos e quase todas as caixas que chegam a casa podem de facto ser recicladas não só para trabalhos criativos de vários tipos (ou mesmo para mobilar!) .

Vale a pena considerar alguns métodos responsáveis ​​para evitar a criação de mais lixo - abaixo estão alguns que podem ser úteis para você.

Pixabay

Pixabay

Quando se trata de revestir algo para decoração DIY, podemos usar todos os tipos de papel - incluindo revistas e estampas coloridas em geral. Em outros casos, no entanto, é quase sempre preferível usar papel "áspero" sem pátina brilhante, portanto o de jornais, algumas revistas e alguns panfletos.

  • Limpeza de vidros e espelhos: todos nós conhecemos o remédio da vovó para fazer as superfícies de vidro brilharem com álcool e jornal. Nesse caso, os jornais são justamente o material mais indicado, pois não deixarão riscos. Com outros tipos de papel impressos em cores você pode não ter resultados tão satisfatórios.
  • Evitar cheiros ruins: um pouco de papel (sempre o sem revestimento) no fundo das latas molhadas, assim como dentro dos sapatos malcheirosos, absorve muitos cheiros irritantes.
  • Compostagem: até o papel pode acabar na pilha de compostagem. No entanto, devemos evitar o colorido e brilhante, pois contém produtos químicos tóxicos que acabariam por estragar todo o composto. Não há problema com papel de jornal ou mesmo com os marrons/cinzas das embalagens de alimentos.
  • Mulch: outro uso ideal para jornais e todos os papéis que não liberam substâncias tóxicas. Em vez de casca de árvore, brita ou até mesmo o plástico das hortas, você pode criar uma camada de jornais (algumas folhas) ao redor das plantas e cobri-la com um pouco de terra ou folhagem. Com a umidade acabará por se dissolver, mas sem danificar o solo.
  • Embrulho: existem mil ideias online para fazer embalagens de presente com papel reciclado. Você se servirá de algumas fitas, fios de lã ou algodão, flores secas ou mesmo verdadeiras, galhos e até especiarias ou outras decorações e vai ter embalagens ainda mais bonitas do que aquelas feitas com papéis especiais, que muitas vezes são do tipo mais difícil de reciclar ​​e prejudiciais ao meio ambiente.
  • Embalagem: para objetos que não são muito delicados, mas ue ainda precisam ser protegidos em caixas, amassar muito papel é uma alternativa melhor do que os pedaços de poliestireno.
  • Para o papelão, então, você vai encontrar mil ideias para obter recipientes para usar como organizadores ou divisores para serem explorados dentro de gavetas ou móveis.

Você pode realmente reduzir a quantidade de papel que joga no lixo para quase zero!