Plantas de cabeça para baixo: aprenda a cultivá-las em floreiras

por Roberta Freitas

11 Junho 2022

Plantas de cabeça para baixo: aprenda a cultivá-las em floreiras

Uma planta que cresce de cabeça para baixo é talvez uma das coisas mais improváveis ​​que você possa pensar: a coroa na parte inferior e as raízes no topo dão vida a uma imagem que desafia todas as leis da natureza, mas até essa tendência existe online.

Muitos entusiastas da jardinagem, de fato, tentam essa tarefa que parece difícil, mas na realidade não é tanto assim, se você proceder da maneira certa e com as plantas certas. De fato, é necessário escolher variedades resistentes, melhor ainda se forem trepadeiras ou com postura caída ou rastejante, pois desta forma são naturalmente mais inclinadas a não projetarem a folhagem para cima. Mas há quem o faça até com tomate! Existem várias maneiras de construir uma floreira de cabeça para baixo para pendurar em casa, e mostramos a você duas delas abaixo.

Tutorial via KR Home Garden/YouTube

Tutorial via KR Home Garden/YouTube

No primeiro exemplo, do qual você pode ver o tutorial neste vídeo, é usada uma tradescantia comum daquelas com folhas roxas que muitas vezes conseguem crescer mesmo em pequenas fendas nas paredes.

O projeto consiste em fazer um furo no centro do fundo do vaso, por onde a água entrará para regar toda a terra dentro da floreira, portanto também deve ser previsto um objeto cilíndrico para ser fixado dentro desse furo, que atua como um convite para derramar a água.

Então você faz furos (usando uma furadeira, mas também uma ponta quente como a de ferros de solda ou objetos semelhantes) ao longo da borda do vaso (eles são usados ​​​​para inserir o fio que não deixa a planta cair) e alguns furos no fundo do vaso por onde passará a alça para pendurar, de ferro ou de corda.

No tutorial em questão, então, o vaso foi preenchido com terra, serragem e composto em partes iguais.

Mas como segurar a planta para que ela não caia? Existem dois truques. Em primeiro lugar, no caso da tradescantia (cujas estacas enraízam-se rapidamente), foram utilizados ramos recém-cortados; e então o solo foi coberto com uma "tampa" feita com um disco de poliestireno do tamanho do diâmetro do vaso. Depois de fazer alguns furos nesse disco de poliestireno, basta inserir os galhos de tradescantia, apoiar tudo no solo e depois segurar com o fio que passa pelos furos próximos à borda.

Video tutorial via Cantinho de casa/YouTube

Video tutorial via Cantinho de casa/YouTube

Neste outro tutorial, que você pode ver aqui, usamos um pothos. Também neste caso, não é plantada a planta inteira com o pedaço de terra inteiro, mas com galhos isolados que já estavam enraizados.

Uma vez criado o “arnês” com cordas no fundo (que servirá para pendurar tudo) e o buraco que permite a irrigação, o vaso é normalmente preenchido com terra. No momento da inserção da planta, cada galho foi simplesmente colocado no solo em um padrão radial, com as raízes sobrepostas no centro. Após o preenchimento com todos os galhos disponíveis, as raízes do centro foram cobertas com mais terra e, então, para manter tudo imóvel, foi usado pedaços de juta, bloqueados com uma série de varetas de madeira cruzadas (como espetos) e inseridos em orifícios feitos especialmente a borda do próprio vaso. Assim, uma vez que a planta é virada de cabeça para baixo para pendurá-la, nada cairá!

Pode ser uma maneira divertida de cultivar plantas!