Adega nas escadas: descubra essa e outras ideias brilhantes para abrigar seu precioso estoque de vinhos

por Roberta Freitas

13 Junho 2022

Adega nas escadas: descubra essa e outras ideias brilhantes para abrigar seu precioso estoque de vinhos

Móveis que economizam espaço: é um conceito que nos faz pensar em todas aquelas soluções engenhosas para transformar cantos e nichos não utilizados da casa em lugares confortáveis ​​para guardar de tudo, evitando desordem visual. Entre os espaços mais utilizados nesse sentido estão certamente as escadas: há quem consiga explorar a cave, e quem até mesmo o espaço dentro de cada degrau. Nesse último caso, em geral, a frente de cada degrau é transformada em uma gaveta para ser extraída, de modo a encontrar espaço para os estoques extras de qualquer categoria de produtos necessários em casa e fora dela.

E porque não aproveitar esta ideia para encontrar um lugar para as garrafas de vinho? É o truque de decoração idealizado por Murray Berrill, um construtor australiano.

Como mostrado no Facebook, cada degrau desta escada de madeira esconde, na verdade, bandejas de garrafas muito espaçosas, transformando um espaço de serviço e passagem em uma verdadeira adega pessoal.

A construção de Murray Berrill comporta 156 garrafas! Parece que todo o projeto, isto é, toda a escada e cada gaveta escondida, lhe custou pouco menos de três mil dólares.

Considerando a frequência com que as garrafas de vinho devem encontrar um lugar em armários especiais ou, nas casas de grandes conhecedores, em um local especial, a ideia de uma adega disposta na escada é realmente um compromisso confortável. E se talvez você tenha um porão acessível com escadas internas, instalar essa solução pode ser ainda mais adequado, pois certamente será um local mais fresco da casa, portanto mais adequado para armazenar vinho.

Mas se você não gosta da ideia de encher cada degrau da escada com garrafas de vinho, talvez prefira uma das ideias abaixo para montar a adega embaixo da escada.

Existem soluções que são tão bonitas e refinadas que mobiliam a casa com muita elegância. A escolha da madeira e da luz, é claro, é feita com critérios precisos para garantir a manutenção da melhor temperatura para as garrafas.

Alguns são armários com portas de vidro, feitos em nichos embaixo da escada.

Outros são prateleiras abertas, portanto, não refrigeradas, mas talvez combinadas com cantos de bar muito legais.

E algumas são verdadeiras mini-salas para entrar, refrigeradas e devidamente iluminadas.

Gostaria de ter uma adega dessas em casa?