Higiene e limpeza do vaso sanitário: use água oxigenada

por Roberta Freitas

14 Junho 2022

Higiene e limpeza do vaso sanitário: use água oxigenada

Limpar o banheiro é uma das tarefas domésticas mais chatas que existem, e fazer isso com métodos realmente eficazes e satisfatórios talvez seja a única coisa que pode compensar o incômodo. No mercado encontramos muitos produtos, e cada um terá o seu favorito, mas tanto para uma limpeza habitual como - sobretudo - para uma ocasional que visa higienizar o vaso sanitário, também podemos recorrer a alguns métodos de bricolage à base de peróxido de hidrogênio.

Essa substância, aliás, é excelente para desinfetar até as superfícies, pode remover manchas de diversos materiais e possui propriedades antifúngicas. Continue lendo para descobrir como usá-la na limpeza do banheiro.

Pexels

Pexels

Mesmo apenas polvilhar a água oxigenada no vaso e deixá-la agir por alguns minutos antes de dar a descarga é uma operação de rotina que podemos fazer para manter o banheiro limpo e higienizado. Além de finalizar a limpeza usual passando um pano limpo apenas embebido em água oxigenada nas louças do banheiro.

No entanto, se houver necessidade de eliminar manchas mais evidentes, você pode recorrer a dois métodos dependendo da "gravidade" da situação.

  • 120 ml de peróxido de hidrogênio para despejar no vaso sanitário enquanto esfrega com uma escova de limpeza, para distribuir bem o líquido. Após 30 minutos, você pode dar descarga no vaso sanitário.
  • Polvilhe o interior do vaso com 30 gramas de bórax, molhe uma escova de limpeza e distribua o bórax no vaso com ela. Em seguida, adicione 230 ml de vinagre branco e deixe agir por 20 minutos.
  • Enquanto isso, use o peróxido de hidrogênio para desinfetar as outras partes do vaso sanitário, incluindo a tábua e as paredes externas. Você também pode usar a mistura de bórax e água para a borda interna do vaso sanitário, polvilhando com vinagre.
  • Após o tempo necessário, use a escova para esfregar todo o interior e, em seguida, dê descarga no vaso sanitário.

Depois de usar a escova (a escova de banheiro também é boa, é claro), não a guarde imediatamente: é importante enxaguar bem também, com água oxigenada ou com água muito quente e depois deixar secar ao ar livre. Na verdade, um dos pontos onde mais bactérias se escondem é na água que escoa da escova para o seu alojamento: para evitar ter que limpá-la cada vez que você a usa, despeje um pouco de água sanitária diluída com um pouco de água, que em qualquer caso terá de ser mudada com frequência.