Insetos na cozinha? Você pode tentar afastá-los com folhas de louro, um remédio simples e natural da vovó

por Roberta Freitas

18 Junho 2022

Insetos na cozinha? Você pode tentar afastá-los com folhas de louro, um remédio simples e natural da vovó

Planta difundida por todo o mundo, da qual existem diferentes espécies nos vários continentes, o louro é conhecido e utilizado há mais de mil anos. O uso principal, é claro, é aquele que o vê aromatizando muitos pratos com seu cheiro e sabor inconfundíveis. Há também quem o queime como incenso, remédio natural para diminuir a ansiedade. Mas o outro uso famoso é aquele que utiliza o seu cheiro único para repelir os insetos.

Assim, a folha de louro pode se tornar um aliado útil na cozinha não apenas como ingrediente, mas justamente para afastar insetos como formigas. Continue a ler para saber mais.

Creativo

Creativo

Um estudo de 2016 publicado no Iran Red Crescent Medical Journal descobriu que as folhas de louro são realmente capazes de repelir uma série de insetos que muitas vezes infestam grãos, incluindo besouros de farinha (tribolium castaneum) e mariposas de farinha. O mesmo estudo relatou que alguns insetos são tão sensíveis ao louro que para eles a planta até funciona como um inseticida e não apenas um simples repelente – foi o caso, entre outros, do gorgulho do milho, da caruncho do trigo e do já mencionado besouro da farinha. No entanto, estas são espécies que são mais fáceis de encontrar em celeiros do que em casas.

Em nossas cozinhas, de fato, encontramos mariposas chamadas de várias maneiras (também conhecidas como mariposas da despensa), e cujo nome científico é Plodia interpunctella. A eficácia do método do louro contra esses animais não é comprovada por estudos científicos, mas permanece de natureza anedótica.

Como funciona o remédio?

Trata-se simplesmente de deixar folhas de louro em áreas onde geralmente há insetos indesejados, como os pontos de acesso da casa (peitoris de janela) para formigas, e as prateleiras da despensa onde se encontram farinha, macarrão, arroz, grãos.

Tanto as folhas frescas quanto as secas podem ser usadas, e as últimas também podem ser picadas. Novamente, uma das maneiras pelas quais as avós exploravam o louro era pressionando as folhas contra as paredes dos potes que continham os alimentos mencionados.

Uma curiosidade: as folhas de louro também podem funcionar como repelentes de mosquitos, mesmo que sejam menos eficazes que outras (eucalipto, manjericão, anis), mas os estudos realizados utilizaram o óleo essencial obtido dessas folhas. Então você também pode tentar borrifar uma mistura de água com gotas de óleo essencial de louro ao redor da despensa e aproveitar as propriedades repelentes não apenas para mosquitos!