Se você não tem tempo para treinos longos, pode fazer exercícios fáceis por 3 minutos

por Roberta Freitas

26 Junho 2022

Se você não tem tempo para treinos longos, pode fazer exercícios fáceis por 3 minutos

É inegável que integrar uma rotina de exercícios constante à sua semana significa ter que fazer alguns sacrifícios e, principalmente para quem está acostumado a uma vida sedentária, superar a tentação de pular alguns treinos é um desafio constante. A boa notícia é que, para voltar ou se manter em forma, você não precisa necessariamente passar horas e horas na academia.

Pequenas mudanças nos hábitos e um pouco de exercício físico todos os dias são suficientes, mesmo em pequenas quantidades: sessões de 3 ou 10 minutos várias vezes ao dia, espalhadas entre as várias atividades, podem trazer muitos benefícios para o nosso bem-estar.

Isso também é confirmado por um estudo publicado no The American Journal of Physiology: Endocrinology and Metabolism, segundo o qual adquirir o hábito de se movimentar por três minutos a cada meia hora é bom para o corpo.

via Amanda Lauren - Real Simple

Os dados coletados revelaram que interromper longos períodos de sedentarismo com sessões de três minutos duas vezes por hora melhorou o controle glicêmico (os sujeitos que participaram do estudo eram de fato pessoas com obesidade e/ou diabetes). E após três semanas dessas pausas de movimento, os valores de glicose no sangue melhoraram significativamente.

Que movimentos podem ser feitos nesses breves intervalos?

  • Dança: dance livremente, com bom ritmo, pelo tempo de uma música. É divertido e você pode fazer em qualquer lugar e talvez até em companhia. E de fato é movimento para o corpo!
  • Até balançar os braços também é bom para tonificar os músculos da parte superior do corpo, e é fácil e divertido. Você pode girá-los juntos para frente ou para trás, ou mesmo em direções opostas, mas sempre com movimentos medidos e constantes.

  • Posição do Super-Homem: deite-se de barriga para baixo com os braços estendidos à sua frente, depois levante os braços e as pernas juntos e mantenha a posição pelo maior tempo possível. Descanse por um momento e retome, até que você se mova por 3 minutos.
  • Agachamento: é como sentar sem cadeira, abaixando o corpo até que as coxas fiquem paralelas ao chão, e talvez ajudando a equilibrar o corpo com os braços estendidos para frente. Alguém faz isso segurando pesos com os braços ao lado do corpo.
pixahive

pixahive

  • Prancha: esse exercício isométrico é capaz de colocar o corpo em ordem mesmo sozinho (ou quase). Trata-se de manter o corpo em tração, colocando o peso nos antebraços e dedos dos pés apontando para o chão, enquanto todo o corpo cria uma linha reta. É muito difícil no começo, então você tem que aumentar gradativamente o tempo que permanece nessa posição. Então, em vez de pensar em ficar três minutos na posição de prancha, você pode manter a postura por 20 e depois 30 segundos, talvez até um minuto, fazer uma pausa e recomeçar, até totalizar três minutos de atividade.
  • Andar: caminhe pela sala, no escritório, estique as pernas e talvez até balance os braços. O importante é não perder o ritmo e manter sempre o corpo em movimento.

E se você não conseguir parar de trabalhar a cada meia hora? Então faça sessões de pelo menos 10 minutos três vezes ao dia (ou mais!).

Não é preciso muito para recuperar o controle do seu corpo!