Plantas suspensas: 10 inspirações fantásticas para decorar com vegetação

por Roberta Freitas

10 Julho 2022

Plantas suspensas: 10 inspirações fantásticas para decorar com vegetação

Uma maneira brilhante e muito eficaz de combinar móveis, faça você mesmo, criatividade e jardinagem diz respeito à decoração de interiores e exteriores com as chamadas plantas suspensas. Há todos os tipos e formas e satisfazem diferentes gostos. Cada tipo de planta prefere um modo de exibição adequado para valorizar o ambiente e, em todos os casos, o fato de serem pendurada as tornam aliadas perfeitas para qualquer tipo de espaço e ambiente.

Das plantas com suportes de macramê à arte japonesa da kokedama, os modelos para se inspirar são realmente muitos. Aqui estão algumas ideias maravilhosas para você começar.

Uma das formas mais utilizadas para pendurar as plantas é usar suportes para vasos feitos com macramê. Uma série de plantas suspensas desta forma, dentro de uma moldura de madeira, é uma ideia vencedora. Dependendo do tipo de moldura, você pode ter uma decoração mínima ou mais barroca. Enquanto, tendo em conta o tamanho, esta moldura pode funcionar como uma pintura muito original ou, se for maior, se tornar um estande.

Querendo recriar um ambiente mais rústico ou selvagem, as plantas, sempre apoiadas em porta-vasos, podem ser penduradas em diferentes alturas, de um tronco de árvore, por exemplo.

Ou, ainda, é possível criar um suporte maior formado por um porta-vasos com estrutura em macramê e uma superfície de apoio para guardar mais plantas. O resultado será uma prateleira pendurada no teto, uma espécie de balanço para plantas.

E para um estilo ainda mais selvagem você pode pendurar pequenos troncos e escavá-los para fazer porta-plantas. Algumas suculentas ficarão muito bem neles.

Uma alternativa mais elegante e refinada são os pequenos terrários recriados dentro de esferas ou potes de vidro. Pendurados no teto ou em um suporte especial, eles se tornarão um verdadeiro show.

Depois, há as clássicas plantas caídas de apartamento ou varanda, colocadas em vasos suspensos que, embora muito comuns, podem ser organizados com originalidade. Você pode, por exemplo, colocá-los em uma altura crescente ao longo de uma escada.

Enquanto, para quem procura algo menos convencional e mais espetacular, as mesmas plantas suspensas podem ser colocadas dentro de molduras redondas para simular conceitualmente a água que flui de um canal ou é derramada de um vaso.

Ainda mais espetacular é a ideia de um vaso de cerâmica representando um rosto. Colocar uma planta caída nele garantirá que galhos, folhas e flores se tornem os cabelos que emolduram esse rosto.

E há quem, por outro lado, prefira trepadeiras a plantas em queda. A ideia é pendurar uma ou mais delas e construir perto delas uma estrutura em forma de rede ou grade presa à parede. Ao direcionar a planta para subir ao longo da estrutura, um pequeno jardim vertical verdadeiramente chique será recriado.

Por fim, há a ideia mais extrema, mas muito particular, do kokedama. Esta é a arte japonesa de pendurar plantas sem vaso. Esses são vários tipos de plantas cultivadas em esferas de solo cobertas de musgo. Na verdade, o termo japonês kokedama significa "bola de musgo". Fazer essas pequenas obras de arte botânicas obviamente requer mais cuidado e menos improvisação. Mas para quem é mais experiente e apaixonado, pode ser uma escolha realmente satisfatória.

Em suma, tem muitas opções para quem pensa em se dedicar ao seu projeto favorito. No entanto, gostaríamos de lembrar que toda planta, além de criatividade e senso estético, requer cuidado, amor e atenção frequente, para viver e crescer bem.