Vasos para externo: 11 ideias fabulosas para decorar seu jardim com bom gosto

por Roberta Freitas

11 Julho 2022

Vasos para externo: 11 ideias fabulosas para decorar seu jardim com bom gosto

É possível embelezar lindamente o jardim usando vasos e gastando pouco? Claro que sim. O vaso pode parecer, para quem não tem um olho criativo, um objeto neutro e anônimo, útil apenas para fazer crescer plantas nele. Bem, esse não é o caso. Os vasos, de qualquer tipo, são objetos versáteis e capazes de se transformar em muitas outras coisas diferentes. Eles decoram os ambientes de uma forma magnífica.

Mantendo sua função primordial de conter plantas e flores, eles também podem ser usados ​​de forma criativa para compor instalações e pequenas obras de arte. Se, por outro lado, gosta de manter um estilo mais clássico ou sóbrio para o seu jardim, basta arranjá-los com cuidado e imaginação. Mesmo os mais comuns de terracota, se usados ​​e posicionados com sabedoria, farão a diferença. Tudo sem gastar muito dinheiro ou depender de um jardineiro experiente.

Então aqui vão algumas ideias que vão te ajudar a usar os vasos de forma criativa e original.

Pxhere

Pxhere

Apenas colorindo os vasos e organizando de acordo com o seu gosto, cromaticamente ordenados ou combinados com as flores que eles contêm, o resultado será maravilhoso.

Pixabay

Pixabay

Uma ideia seguida por muitos é usar jarros de barro ou terracota em vez dos vasos de plantas clássicos. Eles vêm em todos os tamanhos e podem ser usados ​​de diferentes maneiras. Além da maneira usual de fazer a planta sair da abertura principal, você pode fazer outras aberturas para cultivar as plantas, talvez colocando o jarro na horizontal.

Pixabay

Pixabay

E se os vasos cor de barro parecerem muito anônimos, mas você não quer pintá-los, sempre pode decorá-los com fitas, tecidos e miçangas da cor que desejar. Abra caminho para a imaginação. O efeito será pitoresco.

Pixabay

Pixabay

Você é um dos amantes do cascalho? Sem problemas. Os vasos também ficam bem no meio dele. De fato, estrategicamente posicionados, eles poderiam relembrar ou simular conceitualmente antigas ruínas no meio de um território rochoso.

Pixabay

Pixabay

E não necessariamente os vasos devem conter plantas e flores. Podem ser usados como ornamento, principalmente no caso de ânforas, talvez com canteiros próximos e flores coloridas.

Para quem tem mais habilidade manual e talento criativo, por outro lado, um trabalho realmente minucioso mas de grande impacto visual é a criação de ambientes e paisagens dentro do próprio vaso. Esses são terrários criativos. Usando outros vasos você pode recriar miniaturas de interiores e exteriores. Micro jardins, casas, personagens e outros pequenos detalhes darão vida a verdadeiras obras de arte.

Outra ideia engenhosa é empilhar os vasos, um em cima do outro, em ordem crescente e enchê-los com pequenas suculentas de diferentes tipos. O efeito colorido irá surpreendê-lo.

A ideia de colocar muitas plantas diferentes no mesmo vaso para criar um terrário também pode ser adaptada a um único vaso maior para recriar um mini jardim. Com muito cascalho e plantio cuidadoso, seus vasos ficarão espetaculares.

E porque não se deliciar com diferentes formas e materiais? Aquele quadrado em pedra pode ser uma alternativa válida. Mas há realmente muitas possibilidades de escolha.

Ao empilhar os vasos, como na ideia anterior, você também pode dar vida a outros tipos de composições. Ao substituir as suculentas por flores coloridas você terá um resultado diferente, mas igualmente colorido e cenográfico, com um estilo levemente campestre.

Você pode até pensar em pendurar vasos na parede do jardim criando um desenho. Aquele de uma árvora que parte de um canteiro colocado no chão, representando outro vaso, é uma inspiração muito especial. "Uma planta feita de plantas", podemos dizer.

E com vasos, você ainda pode fazer muitas coisas lindas para seus jardins. Comece a experimentar. Você não vai mais conseguir parar.