Verdadeiro ou falso? Algumas dicas úteis para reconhecer as imitações de 4 marcas famosas

por Roberta Freitas

12 Julho 2022

Verdadeiro ou falso? Algumas dicas úteis para reconhecer as imitações de 4 marcas famosas

Existem marcas famosas em todo o mundo, cobiçadas por uma série de roupas e acessórios que conquistam o mercado realmente em todos os lugares e se tornam alguns dos símbolos de status reconhecidos em todos os cantos do planeta. Jaquetas, camisas polo, sapatos e muito mais: às vezes é o logotipo de uma marca específica que as torna super atraentes.

Na origem de tal reputação, principalmente se prolongada no tempo, há sempre uma empresa que garante (ou garantia) produtos de certa qualidade, e esses nomes tão poderosos no mercado são cobiçados por muitos, tanto entre os que compram, como entre aqueles que querem lucrar. Então, as imitações acabam surgindo em quase todos os lugares do mundo. Como reconhecer se uma peça é real ou falsa? Para algumas marcas existem algumas informações úteis, e mostramos algumas delas abaixo.

Polo Ralph Lauren

Polo Ralph Lauren

Voice of People Today/YouTube

Uma das marcas mais famosas quando o assunto é polo, certamente é a americana Ralph Lauren, que por isso é muito imitada.

Entre os vários sinais distintivos a serem verificados, se destaca em primeiro lugar o logotipo bordado na parte da frente, normalmente à altura do peito direito. Em modelos verdadeiros esse logotipo é bordado com grande detalhe, para formar uma imagem proporcional que até parece ter um jogo de claro e escuro: você pode ver a rédea no peito do cavalo e todas as formas do animal e do jogador de pólo podem ser distinguidas.

Mais uma vez, as roupas verdadeiras usam apenas botões de madrepérola, costurados com pontos cruzados.

The North Face

The North Face

Voice of People Today/YouTube

Entre as roupas esportivas, com destaque para as jaquetas de inverno, a The North Face é uma das empresas líderes do setor. É fácil reconhecer jaquetas falsas quando o logotipo, mesmo que proporcional, é apenas impresso e não bordado, como na foto. Nos outros casos, é preciso olhar o todo: as letras e o desenho devem estar perfeitamente separados, todos de dimensões regulares e semelhantes (não com algumas mais grossas e outras mais estreitas, por exemplo) e não deve haver fios que pareçam juntar uma letra à outra.

Além disso, as etiquetas internas (aquelas no pescoço), nas roupas falsas, são muitas vezes desproporcionais, ou trazem indicações de tamanhos errados (muitas vezes o XL ou até maiores). No caso de peças que possuem o logo costurado praticamente idêntico ao original, este vídeo pode ajudar.

Tommy Hilfiger

Tommy Hilfiger

HolloWmanVid/YouTube

Roupa casual que dá a volta ao mundo: a Tommy Hilfiger tem preços mais acessíveis nos EUA, mas em outros mercados também apresenta produtos de maior valor. No entanto, tem um bom prestígio e é muito imitada. O que você precisa prestar atenção?

Em primeiro lugar, as costuras: devem ser sempre precisas e retas, não muito visíveis. Sem fios saindo ou pontos ruins. Novamente, o logotipo, que é azul na parte superior e inferior e branco e vermelho no centro.

Então preste atenção também nas etiquetas internas, aquelas no pescoço: as originais são feitas de um tecido macio, agradável ao toque e sem bordas afiadas que podem incomodar uma vez usadas. E então, em qualquer caso em que os gráficos dos logotipos não pareçam claros e proporcionais, devemos perceber que pode ser uma imitação.

Nike Air Force 1

Nike Air Force 1

fake cip/YouTube

Entre os tênis mais populares do mundo estão alguns modelos da Nike, como o Air Force 1. Já pela embalagem dá pra entender muitas coisas, mas mesmo nesse caso serão os detalhes que dirão tudo.

As costuras do calcanhar, por exemplo, devem ser simétricas e sem excessos, quanto menos tortas. Os elementos em relevo da borracha na parte inferior do calcanhar, então, serão igualmente simétricosnapenas em tênis verdadeiros.

As placas de metal na frente são acetinadas no original e ostentam a marca AF1 perfeitamente legível. As palmilhas nas imitações são muitas vezes feitas com materiais sintéticos pobres. Deverá então poder ler, na etiqueta do sapato, informações sobre o número de fábrica, o país de origem e o tamanho do sapato, sendo que esses dados devem ser congruentes em todos os pontos.

Com um pouco de cuidado, você pode evitar comprar um item falso!