Descubra as maravilhas de 3 lindas suculentas que podem suportar o calor extremo

por Roberta Freitas

23 Julho 2022

Descubra as maravilhas de 3 lindas suculentas que podem suportar o calor extremo

Acredita-se geralmente que as suculentas - das quais os cactos são apenas uma família muito grande - são plantas adequadas e típicas de climas desérticos. No entanto, isso nem sempre é verdade e, de fato, muitas plantas suculentas podem realmente sofrer se expostas continuamente aos raios diretos do sol escaldante, especialmente nos períodos mais quentes do ano.

Algumas delas, no entanto, são muito mais resistentes do que outras, e ainda têm um grande valor decorativo que pode enriquecer qualquer jardim, especialmente jardins de pedra ou aqueles de baixa manutenção de climas geralmente áridos. Abaixo, propomos três delas, que você pode gostar se precisar de plantas com essas características.

Rosa Negra (Aeonium arboreum Schwarzkopf)

Rosa Negra (Aeonium arboreum Schwarzkopf)

Pxhere

Uma planta com formato e cor de tirar o fôlego, que chega a quase um metro de altura e lembra uma rosa negra. As folhas muito escuras deste Aeonium são aquelas a que se deve o nome comum de Rosa Negra. As hastes são cinza acastanhadas e as folhas atingem um diâmetro de até 20 centímetros. No verão, este Aeonium produz flores amarelas em forma de cone.

Adora locais ensolarados, solo muito bem drenado e só deve ser regada quando o solo estiver completamente seco. Para aquelas colocadas no solo, então, recomendamos a irrigação por gotejamento e não aquela que também molha as folhas.

Senecio azul (Senecio mandraliscae)

Senecio azul (Senecio mandraliscae)

Commons Wikimedia

Também neste caso é a cor da planta que chama a atenção, assim como a forma. São como giz pontiagudo de um azul prateado, coberto com uma pátina encerada que protege a planta do calor extremo e da seca.

É uma espécie nativa da África do Sul, que tem a particularidade de permanecer adormecida no verão e crescer no inverno. Na primavera, então, produz flores brancas. Embora tolere muito bem o calor, é bom colocar este senecio em uum local onde, pelo menos durante algumas horas do dia, fique um pouco protegido do sol.

Agave parryi

Agave parryi

Commons Wikimedia

Entre as agaves mais queridas para decorar jardins está certamente a Agave parryi, com uma forma geométrica irresistível: todas as folhas muito carnudas, na verdade, formam uma roseta perfeitamente simétrica, tanto que um dos nomes comuns em inglês a compara até a uma alcachofra.

Além disso, as folhas são caracterizadas não apenas por um belo tom de cinza-esverdeado, mas principalmente por espinhos pretos na ponta que criam um belo contraste. A planta atinge uma altura e largura de cerca de 60 cm e pode viver por mais de vinte anos. No entanto, só floresce no final do seu ciclo de vida, uma vez só, produzindo um enorme caule no centro, que pode subir vários metros e culmina em cachos de flores amarelas brilhantes, seguidas de frutos. Um verdadeiro espetáculo.

Você já cultivou alguma dessas plantas?