Os 10 truques para evitar que as roupas brancas fiquem amareladas

por Roberta Freitas

23 Agosto 2022

Os 10 truques para evitar que as roupas brancas fiquem amareladas

Cada um de nós tem roupas brancas no guarda-roupa e gostaríamos que elas permanecessem sempre brilhantes como se tivessem acabado de ser compradas. Embora você tente de todas as maneiras mantê-las branquinhas, inevitavelmente, com o passar do tempo e das lavagens, elas correm o risco de amarelar.

Quantas vezes já aconteceu de você vestir uma camisa, vestido ou calça branca e notar uma mancha amarela? Tudo isso é remediável. Existem truques que permitem evitar que as roupas ficam amareladas e as tornam brilhantes.

via Torinotoday

Pexels

Pexels

A conservação das roupas

Um dos erros mais frequentes, que inevitavelmente levam ao amarelecimento das roupas, é o armazenamento incorreto. O segredo é manter estas peças em locais frescos e secos, mas sobretudo se certificar de que não existem bolores. Além disso, a melhor maneira de armazená-las é inserir papel sem ácido entre as roupas para evitar a contaminação entre as cores.

Separar as roupas brancas das coloridas

A regra de ouro para lavar roupas na máquina de lavar é separar os brancos das outras cores. Ao lavar, você deve se certificar de que haja apenas uma cor de roupa no tambor, caso contrário, corre o risco de transferir a tinta.

Pexels

Pexels

Lavá-las com frequência

Na concepção comum, se espalhou a ideia de que lavar roupas brancas muitas vezes leva ao desgaste, por isso as usamos muitas vezes antes de colocá-las na máquina de lavar. Essa atitude está errada!

O segredo é lavá-las sempre que as usar, mesmo que não haja manchas visíveis, óleos corporais e suor podem amarelar o tecido e dificultar a remoção dessas manchas.

Deixar de molho

Outra técnica para prevenir ou erradicar manchas amarelas é mergulhar as roupas em água e branqueador antes de lavar. Isso facilita a remoção dos halos.

Lavar com água em altas temperaturas

Após deixar de molho, as roupas devem ser bem enxaguadas, somente depois podem ser lavadas. A temperatura da água, neste momento, se torna fundamental. O conselho é definir a temperatura mais alta que o tecido possa suportar, é importante ler atentamente a etiqueta da roupa.

Pexels

Pexels

Pendure suas roupas em um lugar ensolarado

Um dos erros mais comuns é acreditar que o sol não faz nada além de promover o amarelecimento. Não é verdade!

A ação dos raios ultravioletas ajuda a clarear e deixar as roupas mais brilhantes, por isso é sempre melhor colocar o varal em um local ensolarado.

Sal e limão

Entre os métodos infalíveis estão também os da vovó, ou soluções simples que às vezes podem parecer óbvias e extravagantes, mas garantem um resultado excepcional. Existem, de fato, alguns produtos que ajudam a deixar as roupas brancas e brilhantes de novo. O sal e o limão são alternativas caseiras muito eficazes no combate às manchas amarelas. O poder abrasivo do sal e o poder branqueador do limão permitem, se esfregados na mancha, de eliminá-la.

Pexels

Pexels

O sabão de Marselha

Um dos segredos para branquear as roupas em poucos instantes é usar o sabão de Marselha. Esse é frequentemente considerado o melhor método porque pode ser usado tanto na máquina, quanto na lavagem das mãos.

Bicarbonato de sódio

Finalmente, o remédio da vovó que nunca falha é o bicarbonato de sódio. Basta inserir um copo medidor no tambor da máquina de lavar e definir uma temperatura de água suficientemente alta. Quando a lavagem terminar, as roupas voltarão a ser brancas como se tivessem acabado de ser compradas.

Quais desses métodos você conhece e usa?