Sansevieria: as dicas para cultivar uma planta fácil e perfeita para decorar

por Roberta Freitas

11 Agosto 2022

Sansevieria: as dicas para cultivar uma planta fácil e perfeita para decorar

Folheando catálogos de móveis, ou galerias de fotos com inspiração em design de interiores, é fácil reconhecer uma série de plantas recorrentes, e entre elas está quase sempre a Sansevieria. Na verdade, o nome identifica um grande grupo de plantas, das quais apenas um tipo tem folhas longas e pontiagudas e, às vezes, - em uma espécie particular, a trifasciata - com bordas amarelas.

Este grupo é o mais bem sucedido como planta de casa, dada a sua incrível facilidade de cultivo: são de fato exemplares que não requerem muitos cuidados, a ponto de poderem ser "esquecidas" durante algumas semanas. Por esse motivo, a combinação de sua aparência única e esse sucesso entre quem gosta de plantas, justifica a sua popularidade em todo o mundo.

Como a sansevieria é cultivada? Leia mais para descobrir.

Pexels

Pexels

  • Exposição e clima: não devem ser expostas diretamente aos raios solares, principalmente nos períodos quentes do ano. Na verdade, elas adoram locais claros, mas não em pleno sol, e também toleram um local um pouco mais sombreado. Quanto às temperaturas ideais, ficam entre 13° e 18°, mesmo que resistam até 30° (não por períodos prolongados). No entanto, elas não gostam de correntes de ar frias, portanto, evite mantê-las perto de janelas ou portas que costuma abrir no inverno.
  • Irrigação: as folhas desta planta são carnudas, e de fato é considerada uma suculenta. Por essa razão, pode tolerar longos períodos de seca e, de fato, é mais fácil fazê-la morrer por ter colocado muita água do que por pouca. Ela só deve ser irrigada quando o solo estiver completamente seco (enfiar um dedo fundo para verificar), e com moderação. Nos períodos mais quentes do ano, no auge do verão, pode ser regada uma vez por semana ou a cada dez dias, enquanto no inverno até uma vez por mês ou menos. Não use pires nos quais a água que escorre do fundo do vaso se acumula, quase sempre levam ao apodrecimento das raízes.
anbepue46/Reddit

anbepue46/Reddit

  • Solo: as necessidades hídricas descritas acima deixam claro que esta planta não tolera a estagnação da água, portanto o solo deve ser bem drenado. Quanto à sua composição, não há necessidades particulares, embora se prefira um solo fértil, do qual a planta obterá tudo o que precisa sem, portanto, ter que tomar muitos cuidados.
  • Fertilização: um fertilizante líquido é recomendado na primavera, apenas uma vez por mês. Você pode continuar no verão, exceto em momentos de calor extremo. Deve ser suspenso no outono e inverno.
  • Poda: as folhas não devem ser cortadas, mas à medida que vão secando devem ser eliminadas.

É uma das plantas que resiste até na casa de quem não é muito capaz de cuidar dela, vale a pena experimentar!